Jornada flexível é aprovada no Conselho Universitário

Publicada em 20/09/2016 - Fonte: ASCOM

Em reunião realizada na tarde desta segunda, 19, o Conselho Universitário da UFSJ (Consu) aprovou resolução que regulamenta a jornada de trabalho de 30 horas semanais e 6 horas diárias para servidores técnicos-administrativos em Educação na instituição.

Esse é o primeiro passo para o cumprimento da proposta de campanha da atual Reitoria feita durante a consulta à comunidade acadêmica e trabalhada com o sindicato da categoria logo após o início da gestão. A proposta aprovada pelo Consu foi elaborada pela comissão instituída pela Reitoria e segue, rigorosamente, o que dispõe o Decreto nº 1.590, de 10/08/1995 do Governo Federal. A flexibilização da jornada promove ganhos tanto para a qualidade de vida do servidor quanto para o atendimento ao público, observando-se a prestação de serviços de forma contínua e ininterrupta, por no mínimo 12 horas, a qualidade na prestação dos serviços e a real necessidade desses.

Com a aprovação, como sugerido pelo relator do processo, professor Lincoln Brandão, deve ser criado um grupo de trabalho, ainda pendente de aprovação no Consu, contemplando o SINDS-UFSJ, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), a Pró-Reitoria de Planejamento (PPlan) e a Reitoria, que será responsável por arquitetar, num prazo de 12 meses, a implementação das 30 horas, o que envolve o levantamento das demandas de cada unidade administrativa, a proposta de regulamentação de seu cumprimento e o cronograma de implantação do horário contínuo na Universidade.