Programa de extensão da UFSJ lança biblioteca comunitária em Sete Lagoas

Publicada em 20/09/2016 - Fonte: ASCOM

O Culturando, programa de extensão da UFSJ, inaugura sua Biblioteca Comunitária em Sete Lagoas na quarta-feira, 21, às 10h. O espaço escolhido para receber as obras e o público é a sala do programa, que fica no 3º andar da Biblioteca do Campus Sete Lagoas. Durante a inauguração, haverá atividade com as crianças do bairro Itapoã, apresentação do espaço e empréstimo de livros.

Para o professor responsável pelo programa, Ernani Clarete, a instalação da biblioteca comunitária representa um “espaço de leitura, aprendizado, desenvolvimento de habilidades artísticas e troca de experiências entre discentes, docentes e funcionários da UFSJ, bem como crianças e adolescentes da comunidade do Bairro Itapoã II e adjacências.”

O programa

Os objetivos principais do Culturando são “a disseminação do conhecimento, o estímulo à leitura, o resgate à expressão da arte e a preparação cultural para o ingresso na universidade, interligando o campus à comunidade”. Além de livros, a biblioteca comunitária aceita doações de brinquedos e móveis. O programa de extensão produz também o Cine Culturando, com a exibição de filmes no Auditório da Biblioteca da UFSJ durante o almoço; sessões de desenho animado e ensino de língua estrangeira para às crianças da comunidade; oficinas artístico-culturais, miniconcursos de poemas/poesias, dentre outras atividades culturais.