Pianista portuguesa apresenta recital, workshop e masterclass na UFSJ

Publicada em 22/09/2016 - Fonte: ASCOM

A pianista portuguesa e professora da Universidade de Évora, Ana Telles, promove recital, workshop e masterclass na UFSJ, durante a última semana deste mês de setembro.

No dia 26, às 20h, no Centro Cultural UFSJ, Ana apresenta recital totalmente dedicado à música contemporânea. Já no dia seguinte, terça-feira, às 10h, oferece workshop "Escrita idiomática e interpretação de Música dos sécs. XX e XXI ao piano", na Sala 2.05 do CTAN. Às 14h30, no mesmo local, ministra masterclass para alunos e demais interessados. Mais informações: carlareis@ufsj.edu.br

Ana Telles é professora auxiliar da Universidade de Évora. Estudou em Lisboa, Nova Iorque e Paris, obtendo o grau de Bachelor of Arts (Piano Performance) na Manhattan School of Music e o de Master of Musical Arts (na mesma especialidade) na New York University. Estudou com Yvonne Loriod-Messiaen, Sara Buechner, Nina Svetlanova, Dmitry Paperno, Sequeira Costa e Alicia de Larrocha (Piano), bem como Isidore Cohen e Sylvia Rosenberg (Música de Câmara), entre outros. Obteve o diploma de estudos aprofundados em História da Música e Musicologia e doutorou-se na Universidade de Paris IV - Sorbonne (França), em cotutela com a Universidade de Évora.

Mantém intensa actividade concertística, nomeadamente nos domínios da música dos sécs. XX e XXI e da música portuguesa, tendo tocado como solista e integrada em grupos de música de câmara em diversos países. Apresentou-se em salas prestigiadas tais como a Salle Cortot (Paris), o Grande Auditório de Dijon (França), o Borden Auditorium (Nova Iorque), a Sophiensaele (Berlim), o Grande e o Pequeno Auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian, o Grande Auditório da Culturgest e o Pequeno Auditório do Centro Cultural de Bélem, entre outras.

Foi solista com a Orquestra Sinfónica Nacional de Taiwan, as orquestras Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Clássica da Madeira, Tutti de Levallois, Orchestre de Flûtes Français (Paris, França), dos estudantes do Conservatório de Dijon (França), Nuova Amadeus (Roma, Itália), e ainda com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.