Reitor da UFSJ visita Cerem

Publicada em 22/09/2016 - Fonte: ASCOM

O Centro de Referência Musicológica José Maria Neves (Cerem) recebeu, nesta quarta-feira, 21, a visita do reitor da UFSJ, professor Sérgio Augusto Araújo da Gama Cerqueira. O Cerem é uma fundação de apoio à UFSJ, que tem por objetivo preservar a memória musical da cidade e região e realizar projetos para desenvolvimento das atividades nos campos da música e da cultura.

Situado na Rua da Cachaça, esse espaço abriga uma sala expositiva com instrumentos de época, partituras e fotos antigas, biblioteca especializada em música, amplos acervos musicais em diversas mídias, além de espaço para palestras e estudos.

Desde 2013, esse rico patrimônio cultural e musicológico está totalmente à disposição de professores, técnicos, estudantes e pesquisadores de Música, consolidando e referenciando a arte musical na cidade e região, além de municiar pesquisas do Departamento de Música da UFSJ.

Visita
O reitor Sérgio da Gama Cerqueira percorreu todos os espaços do Cerem, ouvindo atentamente as explicações sobre o acervo e o prédio, e conversou sobre as atividades atuais e futuras ações a serem empreendidas no espaço. Um dos locais visitados foi a Oficina de Lutheria, que encontra-se instalada no CEREM. O reitor ouviu do luthier Gedson Bravin explicações sobre a oficina e uma viola de orquestra que está sendo confeccionada para uso de estudantes do Curso de Música. "Quero estar presente nos locais onde as atividades da UFSJ acontecem. Quero conversar, ver de perto, trocar idéias com as pessoas da comunidade", afirmou o reitor antecipando que a proximidade com a comunidade acadêmica deve ser uma tônica do seu reitorado.

Durante a visita, o reitor foi acompanhado pela presidente do Conselho Curador da Fundação Cerem, professora Salomé Viegas, pelos conselheiros e professores da UFSJ, Antônio Carlos Guimarães e João Bosco de Castro Teixeira, pela diretora da Proex, Telma Resende, pelo chefe do Departamento de Música, professor Edilson Rocha, e pelo diretor da Fundação Cerem, Mauro Lovatto.