Fertilidade feminina em camundongos rende premiação a projeto da UFSJ

Publicada em 27/09/2016 - Fonte: ASCOM

O trabalho Folliculogenesis progression in ectopic grafted ovarians after vitrification and devitrification followed by exogenous stimulation, desenvolvido a partir do projeto de iniciação científica O transplante ovariano como uma nova abordagem para a preservação da fertilidade feminina, foi premiado no XX Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, alcançando a primeira colocação na modalidade pôster. O Congresso é o maior do país na área de Reprodução Humana. Os resultados do projeto foram apresentados no dia 14 de setembro.

A pequisa do aluno Thálys Jair Melo Alves tem bolsa do CNPq e é orientada pelo professor Paulo Henrique Almeida Campos-Júnior, do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ (DCNAT). Os estudos relatam a produção de embriões a partir xenotransplante de fragmentos de ovários bovinos na região dorsal de camundongos. Esses resultados foram publicados recentemente nas revistas internacionais Plos One e Reproduction Fertility and Development. Dando continuidade aos estudos, o grupo testou um protocolo de congelamento de tecido ovariano e, em seguida, fez o transplante. Após 23 dias e por estimulação hormonal, esses ovários se desenvolveram no dorso dos camundongos e originaram oócitos maduros e saudáveis.

“Essa premiação deixa nossa comunidade acadêmica orgulhosa, pois, mesmo em momento de enormes restrições orçamentárias, conseguimos, com muito empenho, realizar uma pesquisa de alta qualidade”, comemora Thálys. O trabalho ganhou destaque justamente por seu mérito técnico, científico e de aplicação na área de reprodução assistida. O prêmio se estende aos membros do grupo de pesquisa Fertility Preservation, da UFSJ, que participaram das pesquisas: Alana Géssica Amaral Souza (mestrado), Marco Túlio Dias (Medicina) Filipe Peres Barreto (Medicina), Luiza Aparecida Ansaloni (Ciências Biológicas) e Nathália Lopes (Ciências Biológicas) e também a bolsista de Pibic-Jr, Jhéssica Lohayne de Melo Gonzaga.