Nota à comunidade do CAP sobre a energia elétrica

Publicada em 06/10/2016

Aos Professores, Técnicos-Administrativos e Estudantes do CAP

Durante as últimas semanas, temos sofrido longas interrupções no fornecimento de energia elétrica no Campus Alto Paraopeba (CAP), causando entraves para as atividades acadêmicas. A energia no CAP é fornecida gratuitamente pela Gerdau, empresa que cedeu em comodato o terreno onde o Campus funciona e que é responsável pela manutenção da linha de transmissão entre a sua usina e a Universidade.

A UFSJ tem trabalhado para buscar soluções sustentáveis que evitem os transtornos provocados pelas recorrentes quedas de luz, a partir do relacionamento com a empresa e da capacidade de geração própria no Campus. Dessa forma, buscando um aprimoramento das relações com a Gerdau, realizou-se uma reunião no Alto Paraopeba na última segunda-feira, dia 3 de outubro, com a presença da pró-reitora de Administração, Vera Meneghini, do chefe de Gabinete, José Tarcísio Assunção, do diretor da Divisão de Prefeitura do CAP, Cláudio Tavares, e de dois técnicos da Gerdau S.A., responsáveis pela manutenção do sistema de energia elétrica da empresa. Levaram-se ao conhecimento da empresa as dificuldades e transtornos a que a comunidade acadêmica está sujeita devido aos cortes constantes de energia elétrica.

Os técnicos da Gerdau argumentaram ser difícil estimar o tempo de interrupção e definir um horário preciso para o restabelecimento do fornecimento de energia em decorrência das dificuldades técnicas encontradas. A rede é antiga, da época da construção da usina, e requer manutenção constante ao longo dos cerca de 13 km que atravessam mata e locais de difícil acesso. Além das tempestades que têm ocorrido na região, os cortes são causados também em função das manutenções preventivas com o objetivo de evitar novas interrupções. Os funcionários da Gerdau se comprometeram a informar à UFSJ com antecedência a sua programação de manutenções e se dispuseram a iniciar estudos conjuntos para a melhoria da confiabilidade do fornecimento de energia elétrica ao CAP.

Paralelo a isso, a UFSJ busca desenvolver sua capacidade de geração própria no Campus, projetando em um primeiro momento a instalação de um GERADOR DE EMERGÊNCIA a diesel. A viabilização desse projeto depende de um trabalho de planejamento orçamentário e será executada em acordo com a Gerdau.

A Reitoria da UFSJ lamenta os transtornos decorrentes das quedas de energia e mantém o compromisso, junto à comunidade do CAP, de não dispensar esforços para que se tenha uma solução definitiva o mais breve possível.

Manutenção Agendada
A Gerdau comunica que no próximo sábado, 8 de outubro, das 9h às 17h desligará a energia elétrica para dar continuidade aos trabalhos de manutenção da linha.