Pinturas sobre gênero e espiritualidade no Centro Cultural

Publicada em 14/10/2016

Na próxima sexta-feira, 21, às 21h, o Centro Cultural UFSJ abre as suas portas, ou melhor, cede as suas paredes para pinturas sobre questões de gênero e figurações do universo real e virtual. Esta temática compõe a exposição À Flor da Rua, do artista Fernando Campos Maia. A entrada é gratuita, e a exibição ao público acontece até o dia 27, das 8h às 20h.

O trabalho apresentado na Galeria Principal tem o intuito de questionar sobre o que poderia ser de fato considerado masculino ou feminino na sociedade atual. Outro ponto que o artista buscou foi ressaltar a espiritualidade dentro dos temas. Por isso, a série O Axé dos Orixás remete às influências orientais estéticas e imateriais em quadros totalmente inspirados nos rituais religiosos da Umbanda. Essas obras estarão localizadas na Galeria da Escada.

Sobre o artista

Fernando Campos Maia é natural de Muriaé (MG). Cursou pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. De 1990 a 1995, morou em São João del Rei, e logo se mudou para a cidade vizinha, Tiradentes, onde viveu por dezoito anos. Há dois, mantém seu atelier em São João del-Rei.