Seminário debate teatro e movimentos sociais

Publicada em 17/10/2016 - Fonte: ASCOM

Começa nesta segunda, 17, o I Seminário em História, Política e Cena – Teatro e Movimentos Sociais, promovido pelo Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena-GPHPC (CNPq) e pelo curso de Teatro da UFSJ. As atividades acontecem no Campus Tancredo Neves (CTAN), em São João del-Rei. A abertura, às 20h, na Sala Preta do curso de Teatro, terá a presença do diretor e dramaturgo João das Neves.

A programação inclui projeções de documentários sobre práticas cênicas realizadas por movimentos sociais como o MST; mesas-redondas com professores e artistas convidados; apresentação de trabalhos cênicos realizados por núcleos de pesquisa da UFSJ e da UFOP; e performances diversas. Acesse a programação aqui.

O Seminário propõe como tema a relação entre teatro e movimentos sociais, pensando os aspectos históricos e políticos da cena teatral brasileira, suas questões, métodos e procedimentos, tendo em vista tanto a relação do fazer teatral com a sociedade e suas reivindicações históricas, quanto o entendimento do próprio fazer teatral como um movimento social em diálogo e com suas reivindicações próprias. A ideia é criar espaços de trocas de experiências entre pesquisadores e artistas das artes cênicas em torno do tema proposto, organizando-se em mesas-redondas, comunicações orais, demonstrações de trabalhos e encontros internos dos grupos de pesquisa envolvidos.

A realização deste evento é financiada pela Fapemig e pela UFSJ.

GPHPC

O Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena (GPHPC) propõe uma profunda e radical articulação entre teoria e prática na pesquisa cênica, tendo seu foco tanto para aspectos analíticos das cenas do passado quanto para procedimentos da cena contemporânea, tendo a problematização do político como eixo articulador das motivações e enfrentamentos. Clique aqui para conhecer mais.