UFSJ, destaque em Internacionalização

Publicada em 18/10/2016

Apesar da crise financeira no país, os programas de intercâmbio dos quais a UFSJ faz parte são referência de oportunidades para os alunos. Além dos intercâmbios, as publicações científicas internacionais de pesquisadores e alunos da UFSJ colocaram a instituição na 2ª posição do Ranking Universitário do Brasil. O estudo é feito anualmente com instituições de ensino superior de todo o país, promovido pelo jornal Folha de São Paulo.

Até outubro de 2016, a Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) disponibilizou 26 vagas para alunos da instituição, enquanto outros 25 alunos estrangeiros vieram ao Brasil estudar em um dos quatro campi da Universidade. Até o fim do ano, devem ser ofertadas aproximadamente mais 30 vagas por meio do Programa Acadêmico de Intercâmbio Iinternacional (PAINT).

O Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), por exemplo, está recebendo o aluno Martin Hayes, da Irlanda. Ele vem para um doutorado em Biotecnologia, sob orientação do professor da UFSJ Alexandro Galdino. Isso foi possível devido a uma parceria da UFSJ com o Limerick Institute of Technology, instituição de ensino superior irlandesa em que Martin estuda e que está recebendo dois alunos da Universidade Federal de São João del-Rei.

Confira aqui reportagem completa da TV UFSJ.

Seminário de Internacionalização

A Assin, em parceria com o NUCLi-UFSJ (Programa ISF), promove, entre 7 e 11 de novembro, o III Seminário de Internacionalização (III SIN). As atividades acontecem no Campus Santo Antônio, em São João del-Rei. Interessados em apresentar trabalhos devem encaminhar propostas via formulário eletrônico até 21 de outubro. Saiba mais aqui.