Inscrições abertas para Pibex 2017

Publicada em 21/10/2016 - Fonte: ASCOM

Já está no ar o Edital Pibex 2017, que trata do processo seletivo de projetos e programas de extensão que contemplem bolsas de extensão a alunos da UFSJ. O edital prevê modificações que nasceram a partir da discussão com a Comissão de Extensão, entre elas a abertura com antecedência do período de inscrições e o prazo de validade de dois anos para programas.

As inscrições acontecem no período de 26 de outubro de 2016 a 14 de fevereiro de 2017. Os projetos e programas apresentados devem estar em consonância com as diretrizes formuladas e implementadas pela Política Nacional de Extensão: interação dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do estudante; e impacto e transformação social.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, professor Ivan Vasconcelos, explica que a ampliação do prazo de duração dos programas “procura garantir um melhor desenvolvimento da dimensão processual das ações, permitindo o planejamento pelo dobro de tempo”. Sobre a ampliação do prazo da janela de inscrições de projetos e programas, Ivan acredita que permitirá, por exemplo, que “os proponentes estabeleçam um diálogo com as comunidades envolvidas, de modo a possibilitar que ocorram os pactos sobre as demandas e formas de ação antes da redação final da proposta”.

O edital é principal ação de fomento aos projetos e programas da Universidade, em um investimento em torno de R$ 1 milhão, e assegura bolsas para os graduandos e itens para auxiliar as ações por meio do Fundo de Extensão. Para consultá-lo e conferir os documentos necessários, acesse www.ufsj.edu.br/proex/bolsa_de_extensao.php