Evento aborda conflitos ambientais e participação social

Publicada em 25/10/2016

I Seminário do Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade promove discussões inseridas no contexto de lutas políticas e sociais que se intensificam no país

No contexto mundial, a Unesco proclamou 2016 como o Ano Internacional do Entendimento Global. No Brasil, vivemos momentos de lutas políticas e sociais intensas, agora retratadas por movimentos de ocupações de instituições de ensino. Entre o mundial e o local, o Centro de Estudos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSJ (Cegas) promove seu primeiro seminário trazendo como tema justamente "Conflitos ambientais e participação social". O evento acontece entre os dias 26 e 28 de outubro, no Campus Santo Antônio, em parceria com o II Encontro Mineiro de Desenvolvimento Sustentável Urbano e Rural (Emidesur).

Os temas das palestras, minicursos e mesas-redondas não podiam ser mais propícios. Na abertura, dia 26, às 19h, "Cidades e conflitos urbanos: entre consensos, ddissensos, táticas e estratégias" e "Acesso à água potável: a dignidade da pessoa humana na construção de um Estado de Direito Ambiental" são os assuntos das palestras. Nos dias seguintes, serão oferecidos os minicursos "Entrelaçando saberes, sentidos e fazeres sobre a participação social", "Índio, cidadão? Conflitos indígenas e justiça ambiental", "Mapeamento Ecocultural", "A alta exposição a acidentes em ambientes minerários e suas consequências", "Participação social na consolidação de indicações geográficas em Minas Gerais: os queijos Canastra e do Serro" e "Críticas à ecologia política: produção de exclusão socioambiental no urbano".

Palestras e mesas-redondas enriquecem a programação dos dias 27 e 28. Destaque para a mesa-redonda sobre rompimento das barragens, no último dia do evento, às 19h.

Confira programação completa e informações sobre inscrições em cegas.eco.br