Representantes do Ocupa UFSJ e da Reitoria se reúnem

Publicada em 25/10/2016 - Fonte: ASCOM

Nesta terça-feira pela manhã, a comissão de alunos indicados em assembleia do movimento Ocupa UFSJ se reuniram com o reitor da UFSJ, professor Sérgio Cerqueira; o vice-reitor, professor Marcelo Andrade; e o chefe de gabinete, professor José Tarcísio Assunção. O objetivo foi apresentar pautas relativas à mobilização dos estudantes (veja no final da matéria) e discutir a ocupação do Campus Santo Antônio, inclusive da Reitoria, que ocorre desde a segunda-feira, 24.

Na reunião, foram discutidas a ocupação de espaços, a garantia de segurança e do funcionamento normal das atividades da Reitoria. O tom da conversa foi de diálogo e compreensão. Sérgio Cerqueira demonstrou preocupação com o restabelecimento da normalidade no andamento dos trabalhos, mas lembrou que “a pauta nacional é uma pauta de todos nós”, referindo-se em especial à PEC 241 - clique aqui para ver a Moção de Repúdio publicada ontem pelo Conselho Universitário.

Os alunos apresentaram os grupos de trabalho do movimento. Explicaram que a ocupação da Reitoria não representa uma afronta ao reitor e sua equipe, mas sim uma ação de fortalecimento às ocupações que acontecem por todo o país. Reforçaram que não há qualquer intenção de prejudicar o patrimônio nem de obstruir passagem e o trabalho dos funcionários. O movimento elaborou regras de convivência, que foram distribuídas a alunos e funcionários. As decisões estão sendo tomadas em assembleias, em consenso, e a ideia é levar a discussão para além da UFSJ, alcançando a cidade.

O vice-reitor, Marcelo Andrade, citou a importância de zelar pelo patrimônio público, reconhecendo que os estudantes “têm sido muito zelosos, preocupados para que não aconteça nenhum tipo de depredação no campus”. Marcelo reforçou que um dos papéis da Universidade é justamente “trabalhar pela paz, mostrar para a sociedade que conseguimos construir isso juntos”.

As negociações específicas sobre espaços ocupados, estrutura, segurança e normalidade dos trabalhos da Reitoria serão levadas pelos estudantes para decisão na assembleia de hoje (25) à noite, no saguão da Reitoria.

Pautas

Em plenária realizada ontem (24), o movimento de ocupação definiu as pautas de reivindicação: os estudantes são contrários à PEC 241/2016, à diminuição de vagas nas instituições de ensino superior, à reforma do ensino médio e ao corte de bolsas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Apoiam as ocupações de todo o país.