Livro de receitas <i>light</i> será lançado em campanha sobre diabetes

Publicada em 09/11/2016

Você já deve ter ouvido amigos reclamando que alimentos diet/light são sem graça. Talvez até a sua experiência com esse tipo de cardápio não seja das melhores, mas saiba que é possível torná-los tão saborosos quanto quaisquer outros alimentos. O livro Doce Vida, que será lançado na programação da campanha Sobre Diabetes, em São João del-Rei, quer desmistificar essa ideia que muitos fazem sobre a alimentação light. A campanha acontece de 14 a 18 de novembro, e o lançamento é dia 17, às 19h, no Centro Cultural UFSJ.

O livro é uma publicação do programa de extensão Doce Vida, da UFSJ, em parceria com a Associação de Portadores de Diabetes de São João del-Rei (APD). O objetivo é divulgar receitas específicas para pacientes com diabetes, mas a proposta almeja também incentivar mais pessoas a se tornarem adeptas da alimentação saudável.

Segundo o coordenador da programa, professor Marcos Vieira Silva, era necessário “desmistificar a ideia de que alimentos diet/light são, em princípio, ruins, sem graça” e “trabalhar com opções de alimentos e receitas mais baratas, já que a maior parte dos associados tinha dificuldades para adquirir os produtos light/diet disponíveis no mercado, em função do custo elevado”.

"Olhar para o diabetes"

A programação da 19ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes começa, em São João del-Rei, no dia 14 de novembro, e se estende até o dia 18. O lançamento do livro acontece na quinta, 17, às 19h, no Centro Cultural UFSJ. Estarão presentes o psicólogo e presidente da APD, professor Marcos Vieira Silva, e a nutricionista Amanda Almeida. Acompanhe na página da UFSJ novidades sobre a programação da Campanha.

O programa de extensão

O Doce Vida atua junto a diabéticos e familiares, com parceria da Secretaria Municipal de Saúde, escolas de São João del-Rei e profissionais de saúde voluntários, em busca da melhoria do atendimento de portadores da doença, e desenvolvendo ações educativas com a comunidade.

A APD

A Associação de Portadores de Diabetes foi criada em 1992, com o objetivo de buscar melhorias no tratamento da diabetes e conseguir acesso a novos medicamentos para os associados. Teve suas atividades paralisadas entre 1997 e 2001 e foi reativada através do desenvolvimento do programa de extensão Doce Vida.