Inverno Cultural é aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Publicada em 22/11/2016

Nesta terça-feira (22), a proposta do Inverno Cultural UFSJ foi aprovada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A Secretaria de Cultura do Estado de MG autorizou o orçamento de R$110 mil para o festival. A verba já foi captada pela UFSJ por meio de patrocínio da Cemig, com gestão direta da Reitoria. O evento também obteve R$ 242 mil via emenda parlamentar. Com esses dois recursos, foram assegurados R$352 mil, garantindo a edição em 2017. Com um formato diferente das edições anteriores, o 29° Inverno Cultural UFSJ deixa de lado os grandes shows e passa a privilegiar a cena local e regional, assim como a formação da cidadania cultural. O festival, organizado pela UFSJ e pela fundação de apoio à Universidade Federal de São João del-Rei(FAUF), acontecerá entre os dias 22 e 30 de julho de 2017. Ao longo de 28 anos, o maior programa de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei desenvolve ações a fim de estimular a formação cidadã através das artes, popularizar e democratizar o acesso à cultura e, com isso, trocar vivências com a comunidade e valorizar a cena artística independente. Repensar o formato Durante o Fórum de Cultura realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ entre os dias 23 e 25 de agosto, foram discutidos a tradição e os novos rumos dos festivais mineiros de cultura. O evento reuniu artistas, produtores culturais e a comunidade no anfiteatro da Biblioteca do Campus Santo Antônio, em São João del-Rei/MG. Por meio deste espaço, foi repensado o formato e a concepção do festival. A partir dos debates com extensionistas e a classe artística, o Inverno Cultural UFSJ procura construir um processo contínuo de valorização da arte e cultura local/regional. A universidade passará a reinvestir parte da verba destinada ao festival para estimular a formação artística, ao longo do ano todo, via projetos de extensão na área cultural. Esse auxílio ocorrerá por meio de um edital de demanda estimulada, visando a criação e a manutenção de até dez grupos artístico-culturais nas regiões de vulnerabilidade social em que estão presentes unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em São João del-Rei: bairros Tijuco, Senhor dos Montes e Matosinhos. Em 2017, o Inverno Cultural UFSJ irá mesclar os tipos de eventos, abrindo espaço para atividades voluntárias, extensionistas e as contratadas por meio de edital. As atrações ocorrerão de forma descentralizada, formando um circuito cultural em que o participante poderá viver e percorrer a cidade por meio da arte e cultura.