ANDIFES reúne profissionais da área de Comunicação em evento nacional

Publicada em 30/11/2016

A 1ª Reunião Plenária do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais, órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), foi realizada nos dias 21 e 22 de novembro, na sede da entidade, em Brasília. Participaram do evento, que teve o objetivo de apresentar as diretrizes e eleger a nova diretoria, cerca de 50 profissionais da área da Comunicação.

Bruno Carvalho, assessor chefe de comunicação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), foi eleito diretor do Colégio, tendo como vice Alessandra Castilho, chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Federal do ABC (UFABC). A diretoria conta ainda com a participação da diretora de Comunicação Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Amanda Monteiro, como secretária.

A criação do colegiado era uma reivindicação dos assessores de Comunicação das Universidades Federais há pelo menos 10 anos. A partir de agora, a diretoria do CGCUF passa a acompanhar as reuniões do Conselho Pleno da Andifes e terá mais sintonia com a posição da Andifes para a formatação de políticas públicas para o setor.

Na abertura dos trabalhos, o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino ressaltou a importância da criação do Colégio, especialmente no contexto sócio-político atual. “Com a criação deste Colégio, estamos inaugurando uma nova fase. O CGCUF tem todo potencial para contribuir bastante com a Andifes e com todo o sistema de universidades federais, sobretudo fortalecendo a interação das IFES com a sociedade”, destacou. Para ele, tendo como um norte a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, bem como a produção da ciência, tecnologia e inovação, existente nas universidades, será possível promover a comunicação de um sistema mais harmônico e afinado, respeitando, sempre, a autonomia de cada universidade.

Além do compartilhamento de experiências entre gestores e assessores de comunicação, o evento proporcionou discussões sobre gestão de crises, com o especialista em comunicação pública, João José Forni; democratização da mídia, com o professor Venício de Lima; redes sociais e ferramentas digitais, com a pesquisadora Lorena Tárcia, entre outras. Durante toda a programação do evento foram intercaladas mesas de relatos de experiências das assessorias das Universidades Federais. Ao total foram oito universidades inscritas, que relataram projetos e desafios. Entre os temas trabalhados nas mesas estava gerenciamento de crise, com palestra dos jornalistas Klene Aquino (UNIVASF), Jean Souza (UFRJ) e Fábio Corniani (UFSB). Redes sociais, com Alessandra Castilho (UFABC) e Carlos Rocha (UFPR). Além de Daiana Stasiak (UFG), em divulgação científica.

O encerramento do encontro ficou com o reitor Sueo Numazawa (UFRA), da diretoria executiva da Andifes, que ressaltou o diálogo e troca de experiências, entre todas as assessorias, como um destaque da reunião. A próxima reunião do Colégio de Gestores ficou marcada para agosto de 2017, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.