Menos garrafas PET no lixo, mais consciência

Publicada em 15/12/2016 - Fonte: ASCOM

Entre os dias 24 e 29 de novembro, cerca de 150 alunos de escolas públicas municipais e estaduais vivenciaram, na prática, como reaproveitar materiais que, muitas vezes, jogamos no lixo. Com a orientação da equipe do projeto de extensão UFSJ Bioagradável e o apoio de alunos da Universidadem confeccionaram puffs a partir de garrafas PET. A atividade é realizada desde 2014 pelo projeto.

"É importante perceber que muitos materiais que descartamos podem ser reaproveitados de alguma forma", alerta o bolsista André Tavares, que cursa Engenharia Mecânica. A atividade de confecção de puffs nas escolas, acredita, é de suma importância, pois as garrafas PET podem promover impactos no meio ambiente por quase 100 anos - esse é o seu tempo de decomposição.

Este ano, as atividades foram desenvolvidas com as turmas da Escola Municipal Bom Pastor, Escola Estadual Tomé Portes e Escola Estadual Inácio Passos, mas os benefícios vão além. Cada puff confeccionado evita que 32 garrafas sejam descartadas. E o melhor de tudo é que, estimulando o aprendizado das crianças, podemos esperar que elas levem as novidades às suas familias e amigos. "Assim, quem sabe, podemos ter uma geração mais consciente?", reflete André.