Conep aprova calendário de recomposição e o letivo de 2017

Publicada em 24/12/2016 - Fonte: ASCOM

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP) se reuniu na tarde da última quarta-feira (21), no Campus Santo Antônio da UFSJ. Dentre as pautas de discussão, o calendário de recomposição das aulas de 2016 e o calendário escolar de 2017. Na reunião, que contou também com a participação de membros do comando de greve estudantil, ficou estabelecido que a reposição das aulas terá início no dia 18 de janeiro e terminará no dia 18 de fevereiro. Como os cursos entraram em greve em dias diferentes, eles precisarão de tempos diferentes para concluírem as atividades. Por isso, cada coordenadoria de curso ajustará o cronograma de atividades de reposição.

Os estudantes poderão excluir disciplinas, desde que não tenham sido reprovados por falta até o início da greve no seu curso. As aulas que aconteceram durante o período de greve estudantil não serão lançadas no CONTAC. Isso é válido apenas para os estudantes que paralisaram as atividades. Caso o estudante tenha participado de aulas durante a greve, não terá direito a refazê-las. A resolução 35 do CONEP estabelecia que o calendário só seria determinado ao fim das três greves.

Entretanto, o fim do ano está próximo, a greve estudantil ainda não terminou e a instituição tem, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a obrigação legal de apresentar o calendário de 2017 até o fim do ano de 2016. Vale lembrar que a elaboração do calendário não interfere na autonomia dos estudantes, que deverão participar de assembleias e deliberarem pela continuidade ou fim da paralisação. Essas assembleias serão organizadas a critério do movimento estudantil de cada campus, com o indicativo para os dias 16 e 17 de janeiro. Para conferir o calendário de recomposição de atividades completo, clique aqui.

Calendário 2017

O CONEP aprovou também o calendário da graduação para o ano de 2017. O primeiro período letivo acontecerá entre os dias 13 de março e 15 de julho. Já o segundo período será entre 7 de agosto e 22 de dezembro. Para conferir o calendário de escolar de 2017 completo, clique aqui.