Centro Cultural da UFSJ recebe a exposição <i>Solidão Programada</i>

Publicada em 25/01/2017 - Fonte: ASCOM

“Os tempos são líquidos porque, assim como a água, tudo muda muito rapidamente. Na sociedade contemporânea, nada é feito para durar.” A frase, dita pelo sociólogo Zygmunt Bauman - falecido a 9 de janeiro deste ano -, reflete a essência dos dias atuais: assim como os produtos tecnológicos são produzidos de forma a ter vida útil menor, para fomentar a venda de novos aparelhos (a chamada obsolescência programada), os relacionamentos também vêm sendo construídos de maneira líquida, rasa e, assim como um produto, têm prazo de validade estreito.

Pensando nessa questão, o artista visual Afa Vasquez inaugura, dia 26 de janeiro, às 20h, no Centro Cultural da UFSJ, a exposição Solidão Programada. Composta por sete pinturas a óleo, a mostra retrata a solidão humana frente os aparelhos eletrônicos e aquela suposta promessa de conexão.

Formado em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes, Vasquez se mudou para São João del-Rei com intenção de se dedicar à pintura. Ele conta que esse desejo deu margem a um processo de criação que nasce de uma vontade consciente, perpassada pela tradução imagética que faz de temas atuais que despertam sua atenção. O artista anseia pela reação do público. “Para mim, que tenho passado a maior parte do tempo no ateliê, ter a experiência da exposição, e ver a relação do público com a narrativa visual construída, é muito enriquecedor”, destaca.

Solidão Programada fica aberta à visitação até 5 de março.