Motivos para participar da Autoavaliação Institucional

Publicada em 13/02/2017

Como anda a UFSJ? O que te agrada nas bibliotecas, setores administrativos e espaços de convívio em comum como cantinas e RU? O que te desagrada e pode melhorar?

A Universidade é de todos e está em constante modificação para atender as demandas dos que fazem parte dela. Sejam professores, técnicos-administrativos, alunos, egressos da UFSJ ou representantes da sociedade civil organizada, todos temos proposições acerca do que pode ser feito em prol da instituição, mas muitos não sabem ou não usam um canal desenvolvido exclusivamente para isso. Um meio direto para sugerir essas mudanças é essencial para que elas possam ser postas em prática. Esse meio se chama Autoavaliação Institucional.

Por que é importante que todos participem ativamente deste processo?

A Comissão Própria de Avaliação da UFSJ surgiu a partir da necessidade de um mapeamento do olhar das comunidades interna e externa da Universidade, visando ao aprimoramento das práticas de ensino, pesquisa e extensão. Isso também é uma exigência das políticas de avaliação do ensino superior definidas pelo MEC e implantadas pelo Inep, sendo uma das principais e mais democráticas formas de construir permanentemente a qualidade institucional.

Como funciona o questionário?

Cada comunidade recebe um questionário diferente e totalmente sigiloso. As questões correspondem às necessidades de cada grupo e foram elaboradas levando em conta os processos avaliativos anteriores e a nova realidade da instituição, que se tornou maior e mais complexa após os programas de expansão do Governo Federal, Expandir e Reuni.

Está em suas mãos apontar aos responsáveis o que precisa ser ser feito pela UFSJ. Participar é o canal! Acesse o questionário aqui.