Explorando as propriedades químicas de nanomateriais

Publicada em 15/02/2017 - Fonte: ASCOM

O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) recebe a visita do professor Felipe de Almeida La Porta, do Departamento de Química da Universidade Técnológica Federal do Paraná. O docente ministra palestra no dia 23 de fevereiro, às 14h, na sala 3.11 (DCNat/Bloco-A). O tema abordado é "Explorando as propriedades químicas de nanomateriais".

A química de nanomateriais é um campo de investigação altamente multidisciplinar, de grande interesse por parte dos químicos, físicos, engenheiros e outros profissionais de áreas afins. O foco central desta apresentação será dedicado a explorar a capacidade de sintetizar materiais complexos com características e funções desejadas para inúmeras aplicações, bem como para combinar teoria, simulações e dados experimentais, o que pode trazer novas perspectivas científicas e tecnológicas em diversos campos.

O objetivo é explorar novas ideias para a compreensão das propriedades destes materiais complexos emergentes, a fim de revelar uma relação estreita entre a sua estrutura e propriedades no nível molecular. A partir disso, o palestrante pretende discutir alguns dos desafios e oportunidades neste campo de investigação.