Consumo erótico é tema de lançamento no Centro Cultural

Publicada em 08/03/2017

Em tempos de discussões cada vez mais presentes sobre empoderamento feminino, o dia 8 de março deixa de ser um mero momento de congratulações e distribuição de flores, e se torna parte de um movimento amplo de resistência feminina. Quer seja pela equidade salarial, pelo respeito e liberdade, cada vez mais mulheres se unem à causa e lutam por um mundo menos desigual.

Nesse contexto, uma das ressonâncias vindas da Academia é a pesquisa de Luciana Walther, professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UFSJ. Luciana se dedica a investigar, desde 2007, as transformações que o consumo erótico feminino vem operando na sociedade. De sua tese de doutorado nasceu o livro Mulheres que não ficam sem pilha: como o consumo erótico feminino está transformando vidas, relacionamentos e a sociedade, que será lançado dia 5 de abril, a partir das 19h, no Centro Cultural UFSJ.

Luciana Walther entrevistou, para sua tese, 35 pessoas: de consumidoras a vendedoras de sex shops, de diversas idades e classes sociais, que vivem e trabalham nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A análise aborda desde os artigos mais vendidos à questão sociológica que o consumo erótico tangencia, como os tabus sociais (e os das próprias consumidoras), o machismo e os papéis de gênero, que insistem em aprisionar a expressão da sexualidade em classificações pré-definidas, quase sempre acusatórias.

Para a autora, o tema está cercado de inseguranças e mistificações, tanto por parte de homens, quanto de mulheres. Para eles, o grande medo é o da emasculação, “a sensação de estar competindo com equipamentos aos quais se pode atribuir o orgasmo feminino, o que gera intenso ciúme.” Para elas, fala mais alto o “medo de vício, de ser vista como encalhada por adotar produtos eróticos, sejam eles compartilhados ou não com o parceiro, além de toda a carga de preconceito que há sobre a masturbação feminina”, analisa.

A pesquisadora da UFSJ ganhou destaque em veículos de mídia de todo o país, com entrevistas para os jornais O Globo, Folha de S.Paulo, Hoje em Dia, Portal uol e Rádio CBN, entre outros. Seu trabalho já foi destaque também na segunda edição da Revista Quanta, publicada no segundo trimestre do ano passado.

Sobre a autora
Luciana Walther é doutora e mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ. Graduou-se como arquiteta e urbanista. É professora e pesquisadora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João del-Rei.