Nova edição da Revista da UFMG recebe trabalhos

Publicada em 20/03/2017 - Fonte: ASCOM

A Revista da Universidade Federal de Minas Gerais está reunindo propostas de contribuições para sua próxima edição (volume 24, janeiro-dezembro de 2017), que terá como tema central, embora não exclusivo, Utopias. Artigos, resenhas, textos literários e imagens podem ser enviados até o dia 10 de abril.

Os artigos devem ser adequados às normas para publicação disponíveis no site da Revista (http://bit.ly/1ou1O4R) e enviados à Comissão Editorial por meio eletrônico (revistadaufmg@ufmg.br) ou por correio, aos cuidados de Lucília Niffinegger (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha – Prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, sala 3.011 – CEP 31270-901 – Belo Horizonte (MG) – Brasil.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7231.

De acordo com a professora Heloisa Moura Costa, do Instituto de Geociências (IGC), editora executiva da publicação, a ideia é lembrar os 500 anos da obra Utopia, de Thomas More, e abrir espaço para divulgação de reflexões sobre a temática.

Em texto que abre a chamada (http://bit.ly/2kintxD), os editores lembram que "a utopia nos leva, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, e sobretudo nelas, a acreditar que a vida, individual e coletiva, pode ser melhor”. O texto destaca ainda que o filósofo Ernst Bloch mostrou que a utopia não é o irrealizável, mas “é consciência antecipadora, é o sonho diurno, que nos mobiliza, nos interpela no sentido de superar a vida danificada".

Corpo, cidades, água...

Relançada em dezembro de 2012, depois de interrupção de mais de 40 anos, a Revista da UFMG é publicação anual que tem o objetivo de abordar temáticas específicas, em perspectiva interdisciplinar, publicando também resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas.

O corpo, as cidades, a água e a diversidade foram os temas focalizados nos números produzidos desde o relançamento. Edição que aborda o tempo (volume 23, de 2016) está em fase final de produção.

com informações da Agência de Notícias UFMG