Biotecnologia, o novo curso de graduação da UFSJ

Publicada em 21/03/2017 - Fonte: ASCOM

Clonagem e melhoramento genético de plantas e animais, produção de biocombustíveis e energia limpa, desenvolvimento de novos fármacos, equipamentos e próteses médicas, manejo e gestão da biodiversidade são apenas algumas das muitas áreas da biotecnologia. O biotecnólogo é um novo profissional com formação multidisciplinar, capaz de desenvolver tecnologias modernas, e que vem para atender demandas crescentes e atuais do mercado de trabalho. Empresas de biotecnologia vêm crescendo exponencialmente em todo o mundo, carentes de mão-de-obra qualificada.

Unindo a experiência de seus cursos de mestrado e doutorado em Bioengenharia com a percepção da carência de profissionais em nível de graduação, a UFSJ, por meio do Departamento de Engenharia de Biossistemas, está implantando o Bacharelado em Biotecnologia.

Segundo o vice-reitor Marcelo Andrade, as discussões em torno da necessidade de criação desse bacharelado foram iniciadas em 2012. “Ao longo de quatro anos, foram construídas possibilidades inspiradas na experiência pioneira de universidades norte-americanas e europeias, bem como de brasileiras”, explica. A ideia era aproveitar professores experientes que já existiam nos campi de São João del Rei e de Divinópolis, onde já são oferecidas pós-graduações na área. Marcelo lembra que, ainda na gestão da Reitora Valéria Kemp, “garantiu-se, junto ao MEC, os recursos humanos e custeios para o curso, o qual teve sua tramitação final concluída na recente administração do professor Sérgio Cerqueira”.

Para o professor Wellington Garcia, chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas e envolvido ativamente na idealização e implantação do curso, “o perfil ideal de quem deseja ingressar no curso é o de um aluno de ensino médio que transita bem entre as ciências exatas, biológicas e da saúde”. A grade curricular, detalha, “é essencialmente multidisciplinar e inovadora, a qual mostrará ao aluno, desde o primeiro período de curso, como ele usará sua bagagem de conhecimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico. Acima de tudo, daremos início à formação do cientista que vai atender às instituições de pesquisa e às empresas de produtos e processos biotecnológicos”.

Interessou-se pela nova graduação da UFSJ? A primeira turma já ingressará no segundo semestre de 2017, por meio do SISU. O curso terá duração de quatro anos, em período integral (manhã e tarde), no Campus Dom Bosco. Conheça a página do curso: www.ufsj.edu.br/cobit. Contatos e mais informações por meio dos telefones (32) 3373-3920, (32) 3379-2541, (32) 3379-2453 e pelo e-mail cobit@ufsj.edu.br