Vira-Latas, o futebol americano na UFSJ

Publicada em 24/03/2017

Alguns acham estranho; outros, têm muita vontade de conhecer melhor o futebol americano. Parece distante de nossa realidade? Nem tanto! No último domingo, 19 de março, o ginásio do Campus Tancredo Neves (CTAN/UFSJ) recebeu a primeira etapa seletiva da equipe de Futebol Americano da Associação Acadêmica Atlética UFSJ (AAA-UFSJ). O evento teve como objetivo selecionar os alunos que integrarão a equipe durante a temporada 2017.

“A seletiva é uma ferramenta para conhecermos os alunos que querem fazer parte das equipes”, explica André Henrique Azevedo, aluno do curso de Educação Fisica e um dos coordenadores do time. Nessa etapa, é realizada uma série de exercícios que permite, segundo André, perceber as habilidades e características de cada um. “A partir da seletiva, conseguimos detectar alguns talentos que vamos direcionar pra posições especificas”, conclui.

“Estamos trazendo uma nova modalidade para São João”, comemora Sarah Andrade, que atua na função de lançadora da equipe feminina e é aluna do curso de Educação Física. A jogadora lembra que no ano passado treinaram, mas a greve prejudicou o andamento dos trabalhos. Para Sarah, apesar do futebol americano masculino ter uma repercussão maior, as mulheres também têm seu espaço no esporte. “Existem, no Brasil, várias equipes femininas. Algumas jogam até mesmo equipadas. É um esporte muito gostoso de jogar, e conseguimos por um toque feminino em tudo”.

No total, 20 alunos se inscreveram e compareceram para a seletiva, sendo apenas uma no feminino. André informa que, ainda no primeiro semestre, acontecerá uma nova seletiva para finalizar a seleção, já que muitos dos inscritos (36) não compareceram.

Ruan Carlos, que é aluno da Administração, faz o convite aos que quiserem conhecer mais da equipe: “temos página no Facebook, a qual buscamos alimentar com informações do esporte e do time, então, é só acessar para saber mais”. O endereço é www.facebook.com/viralatasUFSJ

O resultado da seletiva de domingo foi divulgado hoje, 24, dividido em ataque masculino (veja aqui), defesa masculina (clique aqui) e feminino (neste link).