KomiKeto participa de competição nacional e se destaca no Baja SAE Brasil

Publicada em 24/03/2017

A 23ª Competição Baja SAE Brasil aconteceu entre os dias 9 e 12 de março em São José dos Campos (SP). A equipe KomiKeto, da UFSJ, marcou presença e alcançou pontuações de destaque, como o terceiro lugar na prova de enduro e resistência, na qual piloto e carro são submetidos a quatro horas de corrida em terreno acidentado, e oitavo lugar no quadro geral entre 88 equipes de todo o país.

O processo para chegar onde a KomiKeto está não é fácil e nem rápido. O projeto do carro deve ser idealizado e colocado no papel. Depois passa por diversas etapas de produção, quase todas realizadas nos laboratórios e oficinas da própria UFSJ, antes de ir para a competição regional ou nacional. Entre arrecadação de fundos, patrocínios, produção e testes, o carro passa nas mãos e sob o crivo criterioso de mais de 40 pessoas. Alunos, professores e estagiários das Engenharias Mecânica, Elétrica e de Produção se dedicam o ano todo para conseguir competir. Outros departamentos da Universidade não ficam de fora. O professor coordenador assistente do projeto, José Antônio da Silva, do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF), cita como exemplo que a equipe já teve inclusive alunos do Jornalismo fazendo cobertura e alunos da Psicologia que ajudaram a montar o processo seletivo.

O baja da UFSJ surgiu em meados de 1999, na época como Funrei Car, uma iniciativa de José, que decidiu trazer o baja para São João del-Rei após ver os carros da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) em ação. Após terminar sua capacitação, o professor levou a então KomiKeto para a primeira competição em 2008. De lá pra cá, a equipe tem escalado posições e indo cada vez mais longe. Conquistar o terceiro lugar na prova de maior peso com o KB07, carro da equipe carinhosamente chamado de Helô, é o resultado do diferencial do veículo, como conta Iury Bonin, capitão da equipe e estudante de Engenharia Mecânica “O diferencial do nosso baja é a robustez, aliada ao baixo peso e conforto.”

Além das posições alcançadas na competição nacional deste ano, a equipe já foi prestigiada com outras boas colocações, como o Old School, conquistado em 2016, e o Fair Play, que avalia o jogo limpo e justo com outras equipes. Afinal, não é por ser competição que deve existir inimizade entre as equipes. Pelo contrário, é muito comum encontrar o espírito da solidariedade dentro das pistas, como afirma o professor José Antônio: “tem muito dessa irmandade entre as equipes. Tem equipe sem nenhum recurso, a outra vai lá e empresta, tem equipe que dá peça. O negócio é levar para competir”.

Acompanharam a delegação nesta última competição o professor do DCTEF, Francisco José Figueiredo. O projeto conta ainda com parceria de orientação do professor Jorge Nei Brito, do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec).

Incentivo aos estudantes

Muito mais que prestígio, os bons resultados dão visibilidade à Universidade e incentivam os alunos dos cursos a participarem do projeto. O envolvimento com a atividade é um meio lúdico de sair do conhecimento teórico da sala de aula para a prática. “O aluno faz Engenharia enquanto está se ‘engenheirando’”, brinca José Antônio. A KomiKeto ganhou recentemente a sua primeira pista de off-road, localizada no Campus Tancredo Neves (CTAN), e já almeja a realização em terras são-joanenses de um campeonato mineiro de baja. “A pista ajuda a testar o carro antes da competição”, explica o professor e atual coordenador do projeto, Gustavo Rodrigues de Souza (DCTEF), que conta que, este ano, foi a primeira vez que a equipe fez os testes.

O projeto não se limita às competições. A KomiKeto incentiva os alunos do ensino médio a ingressarem nas Engenharias ao apresentar, em escolas de São João del-Rei, o que é o baja. O envolvimento da equipe com assuntos comunitários é fundamental para a divulgação da atividade extracurricular para possíveis patrocinadores e inclusive participação dos campeonatos. “A própria SAE tem cobrado esse viés comunitário das equipes”, conclui José.

A equipe se prepara, agora, para o campeonato regional, que abrange a região Sudeste, entre agosto e setembro deste ano. Começam também os trabalhos para desenvolver o projeto do oitavo carro da equipe, o KB08. Os interessados em ingressar na equipe devem ficar atentos aos processos seletivos divulgados na página do Facebook e no site da UFSJ, ou se voluntariar e falar diretamente com um dos membros da KomiKeto para confirmar o desejo de colaborar no baja.