Prope lança edital inédito para professor visitante na Pós

Publicada em 28/03/2017

A UFSJ abriu edital para seleção de professores visitantes para os programas de pós-graduação da instituição. Essa é uma ação conjunta entre Reitoria, Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), com o objetivo de elevar as notas dos programas de pesquisa da instituição junto a Capes.

Serão selecionados professores com reconhecido mérito acadêmico, título de doutor há pelo menos dez anos, experiência em programas de pós-graduação e desenvolvimento científico. Esses professores vão atuar nos programas com aulas, orientação e desenvolvimento de pesquisas.

Para participarem, os programas de pós-graduação precisarão estabelecer planos de quatro anos, que vão definir o perfil de professor e as necessidades de apoio prioritárias para cada programa. Além disso, o plano conterá objetivos, metas e resultados esperados, com o cronograma a ser desenvolvido e que represente “uma contribuição relevante e inovadora para o desempenho do programa”.

Somente após a elaboração desse plano haverá contratação dos professores, que acontecerá por meio de concurso. Estão previstas 27 vagas, uma para cada programa de pós-graduação da instituição. Esses professores visitantes poderão permanecer na universidade por dois anos, se brasileiros, ou quatro, se estrangeiros.

As propostas devem ser enviadas entre os dias 1 e 30 de abril para o email sepos@ufsj.edu.br. Os critérios de avaliação das propostas, entre outras informações, estão disponíveis no edital, que você pode conferir aqui