Fórum discute créditos curriculares da Extensão

Publicada em 28/03/2017

A primeira edição do Fórum Permanente de Extensão da UFSJ debate a inclusão das ações extensionistas nos créditos curriculares dos cursos de graduação. O encontro será conduzido pela professora Ana Inês Sousa, superintendente acadêmica da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ, na terça-feira, 4 de abril, às 19h, no Auditório da Biblioteca do Campus Dom Bosco. A roda de conversas é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex) e é aberta à comunidade.

A validação da extensão nos currículos está presente na estratégia 7 da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecida pelo Ministério da Educação para o período de 2014-2024, reafirmando a meta 23 do PNE 2001-2010. A legislação incentiva que as universidades públicas brasileiras adotem a noção de extensão como fazer acadêmico, assegurando, “no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária”.

A partir da roda de conversa, será montado um grupo de trabalho (GT) sobre o tema dentro da Comissão de Extensão para estudar as possibilidades de implementação da meta na UFSJ, conforme a realidade institucional. Dentre os desafios, está repensar os currículos, de modo a incluir a extensão como atividade curricular sem aumentar o número total de horas dos cursos.

Fórum de Extensão

O Fórum Permanente de Extensão da UFSJ é uma iniciativa da Proex para ampliar e democratizar as discussões sobre a extensão na Universidade. Ao longo do ano, a comunidade será convidada para conversar novamente sobre a creditação da extensão e também sobre o Programa de Acompanhamento e Avaliação de programas e projetos da área.