Faimer, uma iniciativa pela melhoria da saúde global

Publicada em 28/03/2017

Professores da Medicina e Psicologia da UFSJ participam de programa de desenvolvimento criado pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG)

Você já ouviu falar na Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (Faimer), uma organização sem fins lucrativos da Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG)? O objetivo é colaborar para a melhoria da saúde global a partir da capacitação dos profissionais de saúde. No Brasil, a organização atua a partir do Instituto Faimer. E tem professores da UFSJ que estão nessa: do Departamento de Medicina do Campus Dom Bosco, Laila Cristina Moreira Damázio, Paulo Maurício de Oliveira Vieira, Vivianne Aparecida Accarino Grobério e Sérgio Geraldo Veloso; e do Departamento de Psicologia, a docente Cássia Beatriz Batista, todos participaram, em Fortaleza, do Programa de Desenvolvimento Docente da Faimer.

São abordados temas de educação, liderança e scholarship, voltados à realidade brasileira, com ênfase no desenvolvimento de uma rede de educadores em saúde. A participação proporciona desenvolvimento docente, contribuindo para a elaboração de projetos de inovação educacional institucional, relacionados às políticas públicas de saúde e à melhoria da saúde da população. Os projetos dos docentes envolvidos consistem na melhoria do ensino na área de saúde a partir de capacitações e pesquisas voltadas para Educação na Área de Saúde. Os acadêmicos do curso de Medicina do Campus Dom Bosco da UFSJ estão contribuindo para aprimoramento dos projetos e desenvolvimento de metodologias ativas de ensino na área médica.

O Instituto tem o financiamento da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde. O Programa Faimer Brasil é certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) como especialização lato sensu. A UFC é a instituição que garante apoio administrativo ao Programa e que firmou termo de cooperação com a Faimer. Os candidatos são selecionados anualmente por meio da avaliação do currículo e do projeto de inovação educacional submetido. A duração do programa é de dois anos.