Noite de observação astronômica no CAP

Publicada em 29/03/2017

Quem estiver no Campus Alto Paraopeba da UFSJ (CAP) na noite desta quinta, 30 de março, poderá ver um espetáculo de formas e cores no céu de Ouro Branco. O Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto (IFMG-OP) promove, às 19h, observação astronômica aberta a todos os públicos - para participar, basta comparecer ao local . As observações poderão ser adiadas em caso de tempo nublado, úmido ou chuvoso.

Os principais objetos previstos para a observação do CAP são a Lua, o planeta Júpiter, Caixinha de Joias e a Nebulosa de Orion. A Caixinha é um agrupamento de estrelas que proporciona um belo espetáculo de cores. Já a Nebulosa (foto) é uma região de formação estelar, onde as estrelas estão nascendo e começam a brilhar, proporcionando um show de imagens.

O encanto das observações astronômicas vai ainda além desses espetáculos que poderão ser vistos no Alto Paraopeba. Em outras oportunidades, o céu esteve ao alcance de todos, mostrando outros planetas, como Vênus e marte. A iniciativa é do projeto de extensão “O céu ao alcance de todos”, do IFMG Ouro Preto. O projeto tem o intuito de popularizar e valorizar a ciência, além de incentivar mais pessoas a se interessarem por astronomia.

Confira a agenda de observações astronômicas do projeto para os próximas dias:
30/03, quinta, no CAP/UFSJ, Ouro Branco
31/03, sexta, em Matozinhos, Itabirito
04/04, terça, na Praça da Sé, Mariana
05/04, quarta, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio do Leite
06/04, quinta, no IFMG-OP
07/04, sexta, na Praça Tiradentes
10/04, segunda, em João Monlevade, em frente à prefeitura