Seminário de Música Popular Brasileira nas sextas-feiras do Centro Cultural

Publicada em 30/03/2017

Durante este semestre, todas as sextas-feiras, às 14h, o Centro Cultural UFSJ recebe Seminários em Música Popular Brasileira - uma reflexão através de vídeos e documentários, ministrada pelo professor do Departamento de Música (Dmusi), Marcos Filho. O objetivo é que, a cada semana, um documentário seja exibido e um aspecto da música popular brasileira seja tratado. Além de fatos históricos e curiosidades, pretende-se que o bate papo tenha uma reflexão crítica sobre canção e memória e os gêneros atuais como funk, tecnobrega e RAP.

Nesta sexta-feira, dia 31, acontece o segundo encontro sobre canção e memória. O filme escolhido é "Palavra (En)Cantada", que traz o depoimento de nomes de peso como Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Lenine, Tom Zé e Zélia Duncan, Caetano Veloso e Tom Jobim.

Sinopse

Uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, "Palavra (En)cantada" passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens. O filme tem a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Imagens de arquivo resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim.