Empresas Juniores da UFSJ se reúnem para celebrar um ano de regulamentação

Publicada em 06/04/2017

Com o objetivo de conectar universitários de diferentes cursos e campi da Universidade Federal de São João del-Rei, promovendo a troca de experiências e o fomento à formação empreendedora, a Central de Empresas Juniores da UFSJ (Cenje), com apoio da Federação Mineira de Empresas Juniores (Fejemg), realiza sua primeira reunião presencial do ano neste final de semana, dias 8 e 9.

O evento ocorrerá durante todo o sábado, das 9h às 19h, e na manhã de domingo, das 9h às 12h, no Campus Santo Antônio da UFSJ. São esperados cerca de 200 empresários juniores, que participarão de palestras, dinâmicas e reunião do conselho multiplicador. Haverá, ainda, ações de conscientização de universitários, em prol do Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 8 de abril. No domingo, haverá o Cenjinergia, programa que conecta universitários de diferentes cursos e empresas que atuam em um mesmo departamento ou área de gestão.

O presidente da Cenje, Thiago Lombardi Resende, ressalta a importância do Movimento Empresa Júnior para uma experiência acadêmica mais completa e que envolva também uma experiência profissional humana. Segundo ele, as reuniões presenciais são o momento em que as empresas podem se conhecer a fundo, fator essencial para a construção de uma rede colaborativa. “É a partir desse estímulo ao conhecimento mútuo e à cooperação que nós queremos começar”, completa.

O que é uma Empresa Júnior?

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1960 com o objetivo de oferecer uma vivência empresarial prática ainda na graduação, a partir da criação de empresas pelos próprios universitários. Hoje, o Brasil é o país com maior número de iniciativas do tipo. Essas iniciativas são organizadas nacionalmente pela Brasil Júnior, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. A Federação de Empresas Juniores de Minas Gerais, a Fejemg, é a representante das EJs do estado, e a Cenje é o núcleo que reúne as EJs da UFSJ.

Na semana do dia 6 ao dia 12 abril, universitários de todo o país irão se mobilizar nas redes sociais para cumprir o desafio “O que é uma Empresa Júnior?”. Partindo de diversas postagens e vídeos com influenciadores digitais, eles pretendem tornar o Movimento Empresa Júnior mais conhecido e compartilhar experiências. A mobilização faz parte da campanha “Contrate uma empresa júnior”, que pretende impactar ainda mais os micro e pequenos empresários locais. Traz como principal produto a plataforma “Empresa Júnior Consultoria”, que reúne em sua base de dados os serviços prestados por empresas juniores de todo país, que qualquer pessoa interessada pode acessar para conhecer empresas juniores de diversas áreas e escolher as iniciativas mais próximas para negociar projetos.

A data da campanha faz referência ao aniversário de um ano da sanção da Lei 13.267, que regulamenta as empresas juniores de todo país.