Aberto processo seletivo de Mestrado em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável

Publicada em 07/04/2017

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, do Campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ), publicou edital de processo seletivo para Mestrado. São até seis vagas para a linha de pesquisa "Estudos de impactos e avaliação de sistemas socioambientais" e dez para "Processos e produtor para a redução de impactos ambientais". As inscrições acontecem até 5 de maio, das 13h às 16h, na coordenadoria do programa, situada no CAP. No caso de inscrição via Sedez, a data de postagem não pode passar 5 de maio.

Mais informações e edital completo podem ser acessados no site www.ufsj.edu.br/ppgtds

O mestrado em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável é um curso de pós-graduação stricto sensu com duração de dois anos. É baseado num programa de natureza interdisciplinar voltado para pesquisas científicas e tecnológicas no campo da sustentabilidade. São contemplados estudos teóricos e empíricos que envolvam o desenvolvimento ou a adaptação de soluções tecnológicas, produtos, processos, técnicas e métodos que promovam a sustentabilidade. Busca reunir contribuições de diferentes áreas do conhecimento incluindo engenharias, ciências naturais e ciências humanas.

Conheça as linhas de pesquisa

Estudos de impactos e avaliação de sistemas socioambientais
Avaliação e mitigação dos efeitos biofísicos e sociais de ações antrópicas; avaliação socioambiental, metodologias e
indicadores de sustentabilidade; tecnologias para o diagnóstico e o monitoramento de impactos; recuperação de áreas degradadas; impactos e riscos de poluentes; tecnologia social.

Processos e produtos para a redução de impactos ambientais
Processos químicos e biotecnológicos voltados para a mitigação de impactos; produtos que favoreçam o desenvolvimento sustentável; saneamento e tratamento de resíduos; catálise química e biológica para redução de impacto ambiental.