“Brasileiros”: nova exposição do Centro Cultural mostra a cara do novo Brasil

Publicada em 17/04/2017 - Fonte: ASCOM

O Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei abre para visita, a partir do próximo dia 20 de abril, a nova exposição “Brasileiros”. A mostra, idealizada pelo fotógrafo Walmir Monteiro, traz em um mix de fotografias as facetas do Brasil, que são representadas por diferentes raças, etnias, classes sociais, religiões e estilos.

Entre os anos de 2003 e 2012, o país passou por um período de crescente euforia, desenvolvimento econômico e inclusão. Uma nova classe média surgiu. Produtos antes inacessíveis passaram a fazer parte do cotidiano de inúmeros brasileiros: os celulares de última geração estão nas mãos de jovens de diferentes classes sociais, que também têm acesso a computadores, Internet e à universidade, anteriormente exclusivos de uma pequena parcela da população.

A partir de todas essas mudanças sociais e econômicas, Walmir Monteiro questionou: e agora? Qual é a cara do novo Brasil? O fotógrafo respondeu a pergunta por meio de um ensaio fotográfico, produzindo retratos com traços e expressões marcantes.

A exposição “Brasileiros” fica aberta até o dia 28 de maio. O Centro Cultural UFSJ está localizado na Praça Doutor Augusto das Chagas Viegas, 17, Centro Histórico de São João del-Rei. As visitas podem ser feitas todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 8h às 20h. A entrada é gratuita.