Celebrando três décadas de UFSJ

Publicada em 19/04/2017

Entre os eventos programados estão homenagens, apresentações musicais e inaugurações

A Universidade Federal de São João del-Rei comemora 30 anos em 2017, e todos os municípios em que a instituição tem campi estão em festa. As solenidades tiveram início na última segunda-feira, 17, em Divinópolis, e prosseguem até 20 de abril, em São João del-Rei, véspera do aniversário da Federal. Diversas atividades estão programadas também para os dias e meses seguintes.

A primeira solenidade de comemoração aconteceu no Auditório da Biblioteca do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), com a presença da Orquestra Jovem de Divinópolis. Já no dia 18, Sete Lagoas iniciou suas celebrações com a inauguração de mais um complexo de salas de aula do campus e também lançamento da exposição “Projeto Arte que Fica”, que exibe quadros e fotografias da comunidade do entorno do CSL. O dia foi fechado com performances artísticas e apresentações musicais. À noite, foi a vez do Campus Alto Paraopeba promover apresentação artística do projeto de extensão "Trupe Só Risos" e do "Quinta Cultural - CAP", coordenado pelo Centro Acadêmico de Química (CAEQ), com a participação de voluntários.

Nesta quinta-feira, 20 de abril, as festividades de aniversário chegam a São João del-Rei. Pela manhã, será inaugurado o Restaurante Universitário do Campus Dom Bosco, que começa a funcionar a partir de segunda (24); à tarde, é a vez do complexo de salas de aula do Campus Santo Antônio. A partir das 19h30, no Teatro Municipal, será lançada a marca comemorativa dos 30 anos da instituição. Na ocasião, acontece a solenidade com a entrega da medalha Tancredo Neves, honraria da Universidade aos ex-reitores e vices. Em seguida, os músicos Marlon Wesley, Francisco Domingueti e Tobias Lieven farão um show de chorinho promovido pelo Programa Música XXI.

A programação se estende ao longo de todo o ano. Ainda em abril, a instituição promove a tradicional Corrida UFSJ no dia 23. Já em maio, no dia 17, o Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) recebe a conferência “Desafios e perspectivas sobre a formação na área de Saúde no contexto da universidade pública”, com o professor Geraldo Brasileiro, da UFMG. No dia 25 do mesmo mês, o professor e pró-reitor de ensino da UFMG Ricardo Takahashi apresenta a conferência “Flexibilização e transversalidade no ensino de graduação”, no Campus Alto Paraopeba (CAP).

Outros eventos serão divulgados no decorrer do ano. Acompanhe nossos veículos oficiais (site de notícias, facebook e TV UFSJ) para saber mais.