Inscrições para Mestrado em Artes Cênicas terminam dia 24

Publicada em 20/04/2017

O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ publicou edital do processo de seleção e admissão de alunos regulares para o Mestrado em Artes Cênicas. O curso possui uma única área de concentração, Artes Cênicas, e está organizado segundo as seguintes linhas de pesquisa “Cultura, Política e Memória” e “Performance, Processos e Poéticas Artísticas”. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail ppgac_selecao2017@ufsj.edu.br até o dia 24 de abril.

O edital está disponível neste link. Conheça melhor cada uma das linhas de pesquisa:

Cultura, Política e Memória

Integra pesquisas no campo das Artes Cênicas que tenham seu ponto fulcral na reflexão sobre e a partir do trabalho artístico em seus âmbitos históricos, políticos e críticos, no entendimento das artes cênicas enquanto fenômeno cultural, compreendido como um “modo de produção material” histórico, na indissociabilidade entre experiência e pensamento de determinada época. As pesquisas da presente linha se precipitam em torno dos modos de produção da cena com interesse pelo espaço de atuação política da mesma, abarcando os campos da história, da historiografia, da crítica e da memória tanto do ponto de vista do seu fazer quanto de seus objetos, sempre de forma intrínseca e relacionada.

Performance, Processos e Poéticas Artísticas

Integra pesquisas no campo das Artes Cênicas que tenham como foco sua pluralidade de suportes, abarcando pesquisas em torno dos desdobramentos processuais, poéticos e de treinamento do artista contemporâneo a partir da compreensão da cena como um espaço multidisciplinar. As pesquisas agrupadas na presente linha desenvolvem-se em torno de duas questões teórico-práticas no campo das artes cênicas, englobando seus elementos visuais e multimidiáticos, assim como os campos do Estudo das Performances, da Pedagogia do Teatro e do Treinamento do ator-dançarino-performer; entendendo o campo das Artes Cênicas como um campo amplo em suas manifestações rituais, populares e espetaculares diversas, como o teatro, a dança, o circo e seus dispositivos de teatralidade e performatividade.