Conhecendo o Rondon

Publicada em 03/05/2017

Alunos que participaram da Operação Tocantins ministram palestra e roda de conversa sobre o Projeto

O Auditório do Campus Centro-Oeste (CCO), em Divinópolis, vai ser palco da palestra de apresentação do Projeto Rondon. O evento vai acontecer no dia 5 de maio, às 13h. Além de explicar sobre o que se trata o projeto e como os alunos podem participar, na oportunidade também vão ser apresentados os relatos de experiências dos alunos Rondonistas da “Operação Tocantins”, realizada em janeiro deste ano.

De acordo com o professor e coordenador à frente do projeto na UFSJ, Marcelo Gonzaga, participar dessa iniciativa que tem como papel fundamental o fortalecimento da função social da Universidade só tem a engrandecer a instituição. “A participação da UFSJ no Rondon possibilita que o estudante socialize seu conhecimento e disponibilize seus serviços, exercendo a responsabilidade social e se comprometendo com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, destacou.

Para o dia 5, os rondonistas preparam roda de conversa e vídeos que contarão um pouco da experiência de participar do Rondon. O aluno do curso de Medicina, Daniel Teixeira, participou da “Operação Tocantins” e, segundo ele, foi uma experiência única e indescritível, “algo inexplicável”. O rondonista está muito animado para a apresentação, que será “uma tentativa de explicar o que é o Rondon, de mostrar para outras pessoas que possam participar do projeto como ele pode mudar nossa vida”.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica.

Projeto Rondon

O Rondon é um projeto de integração social, multidisciplinar, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e que ampliem o bem-estar da população. Em 2014, o Projeto Rondon foi inserido como atividade de extensão acadêmica da UFSJ. A Federal de São João del-Rei participou da Operação Guararapes (2014), que aconteceu nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, da Operação Itacaiúnas (2015), no estado do Pará, da Operação Itapemirim (2016), no estado do Espírito Santo, e da Operação Tocantins (2017), no estado do Tocantins.