Inverno Cultural divulga atrações voluntárias

Publicada em 05/05/2017

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ divulgou hoje, 5, relação com as 45 atrações voluntárias que integrarão o Inverno Cultural 2017. Neste ano, o festival ocorre de 22 a 30 de julho, em São João del-Rei (MG). As propostas selecionadas incluem oficinas, palestras, aulas abertas, mostras de vídeo/cinema, cobertura midiática, contação de histórias, exposições, espetáculos teatrais e apresentações musicais.

Dentre as atividades propostas, duas são de Arte-Educação, sete de Artes Cênicas, 12 de Artes Visuais, 14 da área Especiais, duas de Literatura e oito de Música. Os proponentes participaram das duas chamadas direcionadas aos integrantes da FAUF, UFSJ e IF Sudeste MG. O resultado do edital está disponível no site do Inverno Cultural UFSJ.

As atrações inscritas nas chamadas voluntárias do Inverno Cultural UFSJ foram analisadas e julgadas por uma Comissão de Seleção constituída pelas coordenações geral, adjunta e das seis áreas. A classificação ocorreu por meio do somatório das notas referentes a criatividade e originalidade; objetividade e clareza no detalhamento de atividades e demandas; adequação ao formato do evento, viabilidade técnica e orçamentária da proposta; relevância e impacto social dos resultados da atividade; e currículo do proponente.

Inverno Cultural 2017

Neste ano, o festival propõe o fortalecimento das cenas artísticas locais e regionais. Outra novidade é a criação de ações permanentes de cultura, bem como a proximidade das comunidades e a descentralização das atividades. O propósito dessas intervenções é reforçar o viés extensionista do festival, promovendo diálogo entre instituição e comunidade.

A programação completa será divulgada em junho, nos veículos de comunicação oficiais do festival e da UFSJ. No mês passado, o festival divulgou a relação dos mais de 90 artistas contratados nos editais remunerados para eventos e oficinas.