UFSJ implanta Fórum Permanente de Extensão

Publicada em 08/05/2017

No primeiro evento, extensionistas debateram sobre créditos da extensão nos cursos de graduação

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) instituiu o Fórum Permanente de Extensão da UFSJ. O primeiro encontro ocorreu no dia 4 de abril e abordou a creditação curricular da extensão nos cursos de graduação. A roda de conversa foi liderada pela professora e Superintendente Acadêmica de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Inês Sousa, no Auditório da Biblioteca do Campus Dom Bosco, em São João del-Rei.

Em sua apresentação, Ana Inês abordou a implementação da extensão nos currículos, cujo objetivo é atender a meta 12.7 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, que reafirma a meta 23 do PNE 2001-2010. O texto da lei prevê “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária”.

Desde 2013, o processo de implementação dos créditos na extensão ocorre na UFRJ e vem se expandindo para com outras universidades, fragmentando-se ao formato de cada. Para a professora, incluir a extensão em programas e projetos na universidade é contribuir para a formação do estudante, em termos acadêmicos e pessoais. Na visão de Ana Inês, o estudante passa a se comprometer com o seu entorno e com os problemas fora da universidade, exercendo papel de cidadão.

Sobre o processo de debate sobre a creditação e implantação na UFRJ, a professora ressalta que “foi um processo longo, bastante discutido internamente em suas várias instâncias, da plenária à extensão, em nosso Congresso Anual de Extensão. O debate se deu de forma ampla, a fim de se chegar a um acordo, a uma minuta de resolução. Fizemos a proposta para os promotores de extensão, que foi aprovada pela Conselho de Graduação”. Após a aprovação, a UFRJ implantou uma comissão de assessoramento aos núcleos docentes estruturantes dos cursos. “Fomos em cada unidade acadêmica para apresentar a discussão e ver como seria essa alteração curricular. Fizemos debates com os alunos e estes comparecerem aos eventos, conversas de extensão. Tivemos uma ótima recepção ao tema”, acrescenta.

Para o pró-reitor de Ensino da Graduação da UFSJ, Écio Antônio Portes, a “extensão é necessária na universidade para que o aluno possa sair do seu espaço específico de formação e possa ter experiências diversas não só na universidade, mas também na sociedade”. O objetivo é que, com o fortalecimento da extensão, possa-se criar a possibilidade dos alunos circularem dentre os diferentes sujeitos e espaços, colaborando para sua formação cidadã. Sobre a relação entre aluno e professor, Écio ressalta: “toda vez que o aluno e o professor adquirem mais experiências e tem mais contatos com diversidade de experiências, esses sujeitos ficam enriquecidos, pois são convidados a sair do seu espaço de conforto a fim de experimentar coisas que estão distantes do dia a dia, do cotidiano da universidade.”

Creditação na UFSJ

Sobre a creditação na extensão da UFSJ, Écio Portes aponta a necessidade de conhecer experiências de outras universidades. Para ele, a Federal terá de criar um modelo que se adeque à sua realidade, que atenda à demanda de seus 15 mil alunos. A fim de conhecer outras formas de inserir as ações extensionistas nos créditos curriculares, a Proex realizará, ainda no primeiro semestre, uma nova roda de conversa sobre a participação de extensionistas da Universidade Federal de São Carlos.

“A UFSJ tem que estar aberta para as novas experiências sociais que vem acontecendo. Ela tem uma função específica, que é a de formar técnica e culturalmente um conjunto enorme de alunos. Entretanto essa formação tem de ser diversificada”, afirma, especificando que, hoje, “não podemos imaginar estudantes formando como uma única direção curricular”. Écio ressalta que os alunos devem desenvolver “uma visão do mundo, uma visão mais ampla do que está acontecendo ao seu redor”.

Antes do Fórum, a Proex, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e a Comissão de Extensão realizaram uma reunião de trabalho para discutir sobre a temática e as adequações da exigência da Política Nacional de Extensão à realidade da UFSJ. O evento reuniu, por meio de videoconferência, representantes da Comissão dos campus Alto Paraopeba (CAP), Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO), Campus Sete Lagoas (CSL) e São João del-Rei.

Fórum de Extensão da UFSJ

O Fórum Permanente de Extensão da UFSJ é uma iniciativa da Proex para ampliar e democratizar as discussões sobre a extensão na Universidade. Após a primeira edição, um grupo de trabalho foi formado dentro da Comissão de Extensão para estudar o tema. Em maio, a comunidade será consultada sobre as possibilidades e formas de execução do Programa de Acompanhamento e Avaliação de programas e projetos da área.

com informações e texto de Camille Gallo Miranda/Proex