Abertas inscrições para Enem 2017

Publicada em 08/05/2017

Exame Nacional do Ensino Médio é exigido para entrada nos cursos de graduação da UFSJ

Interessados em fazer o Enem 2017 já podem entrar na internet e efetuar suas inscrições até 23h59 de 19 de maio. O link para se inscrever é enem.inep.gov.br/participante. Candidatos inscritos devem pagar a taxa de inscrição até 24 de maio, respeitando os horários de compensação bancária. As provas do Enem estáo programadas para os dias 5 e 12 de novembro.

A Universidade Federal de São João del-Rei possui seis campi distribuídos em São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco/Congonhas e Sete Lagoas, todos em Minas Gerais. Para ingresso nos cursos de graduação da Universidade, inclusive cursos a distância, é necessário que o candidato tenha feito Enem. Mais informações sobre processo seletivo na UFSJ, acesse ufsj.edu.br/vestibular/sisu.php

Confira, abaixo, por tópicos, mais informações sobre o Enem 2017:

Isenção

Concluintes do Ensino Médio no ano letivo de 2017 matriculados na rede pública de ensino têm isenção automática. Membros de família de baixa renda que declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica (Decreto 6.135/2007) e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção. Membros de família com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede privada (Lei 12.799/2013) também têm direito à isenção, que, para esses dois grupos, deve ser solicitada no Sistema de Inscrição por meio de Declaração de Carência Socioeconômica. Se a solicitação não for aceita o sistema vai gerar, automaticamente, a Guia de Recolhimento da União (GRU).

Atendimento especializado

O candidato pode informar se necessita de atendimento especializado ou específico para realizar a prova. O atendimento especializado é concedido àqueles participantes que comprovarem, por informação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e inserção de laudo médico, condições de autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual/mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular.

Questionário Sócioeconômico (QSE)

Passa a ter 27 questões, e não mais 50, como antes. A redução do número de perguntas é consequência das novas regras de isenção, que tiram do QSE a responsabilidade pela identificação do perfil econômico, e também pelo encerramento da certificação do Ensino Médio por meio do Enem. Não há respostas certas ou erradas para o questionário. Os dados gerados servirão, exclusivamente, para a manutenção de uma série histórica de estudos realizados pelo Inep.

Site de acompanhamento

Com novo layout e funcionalidades, o hotsite do Enem vai acompanhar o participante em todos os momentos. As informações estão divididas em três etapas: “Antes da Prova”, “No Dia da Prova” e “Depois da Prova”. O hotsite pode ser acessado pelo endereço enem.inep.gov.br e apresenta ainda uma completa seção de “Perguntas Frequentes”.

Aplicativo

Disponibilizado pela primeira vez na edição do ano passado, o aplicativo Enem tem novidades em 2017, como uma seção de notícias e acesso liberado ao público geral. Isso permitirá que pais, professores e jornalistas acompanhem as áreas que não exigem login do participante. Outra novidade é a liberação dos espelhos de redação no app.