Cantina do CAP será palco da estreia do Corredor Cultural na UFSJ

Publicada em 09/05/2017

No próximo dia 10, o Campus Alto Paraopeba (CAP) recebe o primeiro evento do Corredor Cultural Sudeste na UFSJ. A peça "A peleja de Maria Bonita pelo amor de Lampião", da Unicamp, será apresentada na tenda em frente à cantina, às 17h, e conta a história do casal de cangaceiros sob a perspectiva das comadres, utilizando-se da literatura de cordel e do teatro de objetos.

Rebeca Oliveira, bolsista do projeto na UFSJ, explica que estão programadas outras apresentações. “Além da peça no CAP, haverá um show em São João. O objetivo é trazer também uma oficina para o Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) e uma exposição para o Campus Sete Lagoas, de forma a alcançar todos os campi da Universidade e todas as áreas artísticas que o projeto cobre”, explica.

O Corredor Cultural é uma iniciativa do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas da Região Sudeste (Forproex Sudeste), financiado pelo Ministério da Cultura (Minc), por meio da Secretaria de Políticas Culturais. Ainda segundo Rebeca, o Corredor tem como objetivo “promover o intercâmbio de atividades culturais entre diversas instituições de ensino superior”. As atrações são distribuídas em quatro eixos: cursos e oficinas; mostras e exposições; música; e artes da cena.

Desde o início do projeto, duas atrações da UFSJ foram exibidas em outras universidades do país. Em novembro do ano passado, a Universidade Federal do ABC recebeu a exposição fotográfica Instantes em Instagram, de Marcius Vinicius Barcelos, técnico-administrativo do Laboratório de Processos Fotográficos do Curso de Jornalismo da UFSJ. Já a peça “Navalha na Carne”, encenada por alunos do curso de Teatro, foi apresentada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e na Universidade Federal de Lavras, nos dias 25 de abril e 3 de maio deste ano, respectivamente.