Performance Musical reúne pesquisadores na UFSJ

Publicada em 11/05/2017 - Fonte: ASCOM

De 5 a 8 de junho, a cidade de São João del-Rei receberá o V Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM) e o PERFORMA 17. Durante estes dias, pesquisadores, professores, musicistas e estudantes de diversas partes do país participarão de palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos, cujo tema central é "Performance musical na teoria e na prática: novas perspectivas de ensino, pesquisa e performance no século XXI".

A Performance é uma área da Música que tem sido fruto de diversas pesquisas, buscando investigar a prática musical. Possibilitar discussões e debates sobre a Performance enquanto campo de produção artística e científica, promover a troca de informações sobre as perspectivas de pesquisa nesta área, permitir uma mostra do cenário desta área no Brasil são alguns dos objetivos do evento.

Para a ABRAPEM, a realização vem ao encontro da necessidade de se promover a troca de experiências que contribui para a consolidação da Performance como produtora de conhecimento. Realizado desde 2013, o Congresso da Abrapem, reuniu em sua quarta edição, no ano passado, em Campinas (SP), cerca de 140 participantes e teve 80 trabalhos apresentados.

No evento em São João del-Rei, a programação inclui 10 recitais-palestra, quatro grande concertos, 72 comunicações de pesquisa, duas conferências, mesa-redonda, além de atividades culturais complementares abertas ao público em geral. Entre os conferencistas convidados para o evento estão Luca Chiantore (Universidade de Aveiro, Portugal), Anders Chapelon (Universidade de Lund, Suécia), Lúcia Barrenechea (Universidade do Rio de Janeiro), Cristina Gerling (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Luiz Ricardo Queiroz (Universidade Federal da Paraíba)

Descentralização

De acordo com o chefe do Departamento de Música (Dmusi) da UFSJ, professor Edilson Rocha, um dos pontos positivos do PERFORMA 17 é a descentralização. "As discussões e trocas de experiência na área de performance acontecem muito nas capitais. Ao trazer esse evento pra UFSJ , estamos de certa forma descentralizando as discussões". Edilson também ressalta o potencial de São João del-Rei para receber eventos desta natureza. "O evento acontece nesta cidade de grande tradição e reconhecida atividade musical, sendo desta maneira mais que oportuno, uma vez que a cidade comemora em 2017 os 300 anos do registro de atividade musical mais antigo da história da cidade".

Performa 17

O V Congresso da ABRAPEM em São João del-Rei tem como evento associado o PERFORMA 17. Trata-se de uma realização bianual reconhecida e prestigiada internacionalmente.

Inscrições

As inscrições para participantes destes eventos podem ser feitas no site da ABRAPEM até o segundo dia do evento. Outras informações pode ser obtidas através do site acima ou pelo e-mail dmusi@ufsj.edu.br.