UFSJ promove segunda conferência sobre acessibilidade na instituição

Publicada em 15/05/2017

A Comissão de Acessibilidade da UFSJ (Coace), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), convida toda a comunidade para a 2ª Conferência sobre Acessibilidade da UFSJ, que acontece nesta quarta-feira, 17, às 13h15, na sala 108 do Bloco D do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis. O evento pretende levantar os principais empecilhos relativos à acessibilidade dentro da instituição que afetam a rotina dos corpos docente e discente. A intenção é, ao final da conferência, formular um documento que servirá como princípio normativo às ações no campo da inclusão na UFSJ.

O levantamentou se iniciou com a colocação de caixas de sugestões nas portarias dos campi da Universidade, ação proposta pelo Setor de Inclusão (Sinac). A partir dessa iniciativa, as pessoas podem descrever os pontos positivos e negativos sobre a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência na UFSJ.

A 2ª Conferência é aberta ao público, não havendo necessidade de realizar inscrição. Aqueles que tiverem dúvidas sobre o evento podem entrar em contato com o Sinac pelo telefone (32) 3379-2501 ou pelo e-mail sinac@ufsj.edu.br.

Primeira Conferência

A 1ª Conferência sobre Acessibilidade da UFSJ foi realizada no dia 27 de abril, no Campus Dom Bosco, em São João del-Rei. Na primeira edição, os participantes também fizeram um levantamento dos principais obstáculos para a acessibilidade e inclusão dentro da instituição. A reunião teve a presença de professores, alunos, técnicos e servidores. Os principais pontos debatidos foram acessibilidades arquitetônica, comunicacional e metodológica. Após as discussões gerais, os presentes foram divididos em grupos de trabalhos, os quais produziram relatórios sobre pautas mais específicas relativas ao tema.