Programa de Pós em Ecologia abre inscrições para Mestrado

Publicada em 22/05/2017

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PGE) recebe, até 16 de junho, inscrições para a seleção de alunos para o curso de Mestrado, que preencherá até nove vagas para ingresso em agosto deste ano. O edital está disponível na página do Programa, www.ufsj.edu.br/pge/processo_seletivo.php

As vagas estão distribuídas entre nove professores orientadores que atuam nas seguintes áreas: ecologia de peixes; ecologia molecular; ecologia de vertebrados; ecologia, conservação e manejo de recursos genéticos; ecologia de microrganismos; ecologia vegetal; ecologia da paisagem; ecologia de ambientes subterrâneos (cavernas) e de insetos.

Pós-Graduação em Ecologia

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSJ (PGE) objetiva formar recursos humanos em Mestrado Acadêmico com sólido embasamento teórico e prático em ecologia básica e que, além disso, sejam capazes de associar conceitos provenientes de diferentes áreas do conhecimento a fim de solucionar problemas de cunho ecológico e/ou conservacionista.

Considerando o corpo docente envolvido no programa, a avaliação da biodiversidade brasileira, desde níveis de diversidade genética até a caracterização de comunidades, bem como estimativas do grau de impacto ocasionado pelas atividades antrópicas, serão os temas priorizados. Uma das principais demandas a serem atendidas com o PGE será a absorção de estudantes provenientes dos cursos de graduação nas áreas biológicas e afins, tanto da UFSJ como de outras instituições de ensino superior, interessados na ampliação e complementação da sua formação para melhor atender a necessidade de profissionais com capacidade de melhor avaliar, prever e mitigar possíveis impactos aos recursos naturais auxiliando na conservação e manejo dos mesmos.

O Programa também deseja atender àqueles que visam seguir carreira acadêmica e ampliar a obtenção de novos conhecimento e inovações na área de ecologia.