UFSJ 30 anos: Ricardo Takahashi ministra conferência no CAP

Publicada em 23/05/2017

Como parte da celebração dos 30 anos da UFSJ, nesta quinta-feira, 25 de maio, às 17h, acontece a Conferência “Flexibilização e transversalidade no ensino de graduação", com o professor e pró-reitor de Ensino da UFMG Ricardo Takahashi. O evento acontece na sala anexa à Biblioteca do Campus Alto Paraopeba (CAP) e é aberto a toda comunidade acadêmica. Takahashi abordará as mudanças que tem implementado na UFMG, bem como uma ancoragem teórica sobre o assunto, envolvendo os modelos de ensino de graduação em universidades de diversos países.

A Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei está promovendo uma série de debates sobre o papel da universidade pública. O intuito é defender uma instituição com efetiva inclusão social, voltada para a democratização no acesso e uso. As conferências se iniciaram na quarta-feira passada, 17 de maio, e prosseguem conforme a programação ao final deste texto.

Ricardo Takahashi

Hoje professor e pró-reitor de Ensino da UFMG, Takahashi obteve os graus de bacharel e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, em 1989 e 1991, e o de doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp, em 1998. É docente na UFMG desde 1992, atuando desde 2002 no seu Departamento de Matemática. Desenvolve pesquisa nas áreas de Teoria de Controle e de Teoria da Otimização, sendo que, nesta última, vem estudando principalmente os temas da Otimização Multiobjetivo e da Computação Evolutiva.

Seu currículo registra a autoria de 80 artigos publicados em periódicos científicos e 130 trabalhos em anais de congressos, que receberam até agora mil citações, segundo a base Web of Science, ou 1,3 mil citações, segundo a base Scopus. Foi um dos editores do Manual de Computação Evolutiva e Metaheurística (co-edição da Editora da UFMG e da Imprensa da Universidade de Coimbra) e da Enciclopédia de Automática (publicação da Sociedade Brasileira de Automática). Orientou ou co-orientou 23 teses de doutorado e 19 dissertações de mestrado já concluídas.

Foi chair da 6th International Conference on Evolutionary Multicriterion Optimization (EMO 2011) e da 1a Escola Luso-Brasileira de Computação Evolutiva (ELBCE 2009), e membro (tutorial chair) do comitê organizador do IEEE Congress on Evolutionary Computation (CEC 2013). De 2007 a 2009, coordenou um projeto CAPES/GRICES de cooperação internacional, e de 2012 a 2015 coordenou um projeto de cooperação internacional FP7 financiado pela Comissão Européia, no âmbito das Marie Curie Actions.