Papoulas de Kandahar

Publicada em 26/05/2017

Jornalista lança livro de causos de um mineiro que imigrou para a terra do Tio Sam

Roberto Lima é um jornalista mineiro, mas suas experiências de vida vão da roça aos States. Nasceu no município de Pedra Corrida (MG) e mudou-se com a família para Governador Valadares aos quatro anos. Depois, em 1984, chegou aos Estados Unidos, onde trabalhou como lava-pratos, ajudante de cozinha, garçom e servente de pedreiro, antes de dedicar-se exclusivamente à sua paixão: o Jornalismo. Quando a comunidade brasileira ainda estava em estágio “embrionário”, Roberto criou o Brazilian Voice, que em pouco tempo tornou-se o principal veículo de comunicação em língua portuguesa entre os imigrantes brasileiros da região nordeste do país.

Essa farta experiência é objeto do livro que Roberto está lançando, "Papoulas de Kandahar". Trata-se de uma coletânea de textos produzidos no decorrer dos ‘últimos três anos. As crônicas relatam experiências vividas, ficção e “causos” ouvidos por esse mineiro que imigrou para os Estados Unidos em busca do sonho americano. Em São João del-Rei, a obra será lançada no dia 2 de junho, às 20h, no Centro Cultural UFSJ.

O jornalista está na maratona de divulgação da obra desde abril. No dia 21 do mês passado, participou de noite de autógrafos em Newark, New Jersey, Estados Unidos, a primeira de uma série no país. Depois, passou por Funchal, na Ilha da Madeira, Ponta Delgada (Açores), Santiago de Compostela, Londres e Tóquio. O Brasil, claro, ganhou espaço de destaque para sua maratona, que incluiu a FliAraxá, uma das mais importantes feiras literárias do Brasil, que acontece em Araxá (MG), São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Campinas, Juiz de Fora, Fortaleza, Governador Valadares e São João del-Rei.