Curso de Medicina do Dom Bosco recebe conceito avançado em avaliação nacional

Publicada em 01/06/2017

A concorrência é grande, mas conseguir uma vaga no curso de Medicina ofertado no Campus Dom Bosco da UFSJ tem várias recompensas. Uma delas, certamente, é a excelência do curso. De acordo com os resultados da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em março deste ano, a graduação recebe conceito avançado. Mais de 22 mil estudantes foram submetidos aos testes.

O resultado representa grande prestígio e valor não somente ao curso, mas a toda a instituição. Segundo a coordenadora do curso de Medicina, professora Rosa Gouvea de Souza, os dados revelam excelência no desempenho dos estudantes, o que demonstra que eles estão desenvolvendo, de modo eficaz, os conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para exercer a profissão de médico. Além disso, o relatório aponta boa estruturação da grade curricular, bem como qualidade no ensino ofertado.

O curso de Medicina ofertado em São João del-Rei é uma das graduações da UFSJ que oferece vaga no Sisu 2017/2. As inscrições terminam nesta quinta, 1° de junho.

Anasem

A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina é um exame proposto pelo Ministério da Educação (MEC) que visa avaliar, continuamente, a qualidade dos cursos de Medicina do país. Também são objetivos impedir que profissionais que não estejam capacitados recebam o diploma, monitorar a evolução dos universitários e identificar deficiências no Projeto Pedagógico do Curso.

As provas são aplicadas aos alunos do segundo, quarto e sexto anos do curso de Medicina. Durante o segundo e quarto anos, os testes apenas avaliam os conhecimentos dos estudantes; já no sexto, o exame é de caráter eliminatório - nessa fase, a nota de corte determinada por uma comissão de médicos especialistas deve ser superada. Do contrário, o estudante deverá refazer as avaliações. Todo o conteúdo cobrado segue o programa trabalhado em sala de aula.