Professor da UFSJ é premiado por trabalho sobre governança corporativa, risco e endividamento

Publicada em 07/06/2017

Pesquisa sobre as relações entre governança corporativa, risco e endividamento, e como elas impactam no desempenho das firmas, foi premiada no XI Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), um dos principais congressos na área de Ciências Contábeis do país. O professor Marcello Angotti, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UFSJ, é autor do trabalho, em co-autoria com pesquisadores da UFPI, UFRJ e UFES.

Foram submetidos ao congresso outros 403 trabalhos. "Essa premiação é bastante significativa entre os pesquisadores da contabilidade", celebra Marcello, destacando os diferenciais que credenciaram a pesquisa a alcançar o primeiro lugar. "O estudo se diferencia de outros artigos, pois examinamos, simultaneamente, um conjunto de relacionamentos teóricos. Foram verificadas dez hipóteses baseadas nas principais teorias relacionadas com o mercado de capitais", detalha.

Dentre os resultados, explica, os pesquisadores identificaram um possível reflexo negativo da relação entre Governança Corporativa e Risco em função das denúncuas de grandes corporações em uma série de escândalos no período (Operações Zelotes e Lava Jato, sobretudo). "No período analisado, entre 2013 até 2015, a volatilidade política e econômica influenciou, de forma significativa, as relações teóricas previstas entre as variáveis em análise", conclui.

O trabalho, enquadrado na área "Mercados financeiros, de crédito e de capitais", é intitulado "As relações entre governança corporativa, risco e endividamento e suas influências no desempenho financeiro e no valor de mercado de empresas brasileiras". Além de Marcello, participaram da pesquisa os professores João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento (UFRJ e UFPI), Marcelo Álvaro da Silva Macedo (UFRJ e UFES) e Patrícia Maria Bortolon (UFES e UFRJ)

Congresso

Com o tema “O Protagonismo do Pesquisador Contábil na Sociedade”, neste ano houve um aumento de 25% na quantidade de trabalhos submetidos e 6% no número de trabalhos aprovados. Foram submetidos 404 trabalhos nas cinco áreas temáticas (Controladoria e Contabilidade Gerencial (CCG); Contabilidade para Usuários Externos (CUE); Mercados Financeiro, de Crédito e de Capitais (MFC); Educação e Pesquisa em Contabilidade (EPC); Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor (CPT)).Foram recomendados 202 trabalhos para apresentação no evento e publicação nos anais do Congresso.