Cresce busca por vagas na graduação da UFSJ

Publicada em 08/06/2017 - Fonte: ASCOM

Nem mesmo a crise econômica e política que atinge o país segura a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A instituição tem sido cada vez mais procurada por quem quer cursar graduação. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao segundo semestre letivo de 2017 registrou novo aumento nas buscas pela UFSJ. No total, foram 32.189 inscritos para 910 vagas, distribuídas nos seis campi da Universidade. Em 2015/2 concorreram 30.118 candidatos, e em 2016/2, 31.087.

Para o presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da UFSJ, José Trindade da Silva, a busca por vagas no segundo semestre letivo tem aumentado sistematicamente, entretanto os números desta edição foram ainda mais chamativos e representam um grande ganho para a instituição. “Isso é um bom sinal de que a UFSJ está sendo reconhecida em todo o Brasil”, afirma.

Um dos fatores que contribuiu para esse aumento, segundo o presidente da Copeve, é a instauração do curso de Biotecnologia, que, a partir de agosto, será ofertado no Campus Dom Bosco, em São João del-Rei. A busca pela nova graduação, para José Trindade, foi bastante satisfatória - foram 1.350 inscritos, acarretando a relação de 27,26 candidatos por vaga.

Outro dado importante, destaca, é que a relação candidato/vaga do curso de Psicologia superou a dos cursos de Medicina. Psicologia fechou com 131,46 candidatos por vaga; Medicina no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), com 125,17; e Medicina no Campus Dom Bosco (CDB), 94,85.

Além de serem as graduações mais concorridas desta edição do Sisu, as graduações de Psicologia e Medicina também tiveram alta em suas notas máximas e de corte. O curso de Medicina do Campus CCO teve pontuação máxima de 828,08 e nota de corte de 788,43; Medicina do CDB, máxima de 808,95 e corte de 790,08; e Psicologia, máxima de 748,96 e corte de 700,45.

Próximos passos

Os candidatos selecionados na primeira chamada regular do Sisu 2017/2 devem efetuar a pré-matrícula online a partir desta sexta-feira, 9 de junho, pelo link goo.gl/zrni9M. Não é necessário comparecer à sede da Universidade para realizar a matrícula. Os documentos devem ser encaminhados via correios até o dia 14 deste mês.

Já os candidatos que não foram classificados em primeira chamada e desejam permanecer na lista de espera devem manifestar interesse pelo site do Sisu (http://www.sisu.mec.gov.br/) até 19 de junho. A manifestação de interesse é válida somente para a primeira opção de curso selecionada no Sisu, não sendo permitida a troca nesta fase do processo.