30 anos da UFSJ: Erminia Maricato no CTAN

Publicada em 08/06/2017

Como parte da celebração dos 30 anos da UFSJ, o Campus Tancredo Neves recebe a professora e ex-ministra adjunta das Cidades, Erminia Terezinha Menon Maricato, que apresenta a palestra "A Universidade Pública e as cidades" nesta quinta-feira, 8 de junho, às 19h30, no Auditório do campus. Antes, às 19h, haverá performance de alunos do curso de Teatro. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica.

A Reitoria da Universidade Federal de São João del-Rei está promovendo uma série de debates sobre o papel da universidade pública. O intuito é defender uma instituição com efetiva inclusão social, voltada para a democratização no acesso e uso. As conferências se iniciaram em maio, e prosseguem conforme a programação ao final deste texto.

Veja como foi a palestra de Ricardo Takahashi, no Campus Alto Paraopeba: www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=6350

Erminia Terezinha Menon Maricato

Doutora e professora de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Erminia foi, também, professora visitante do Center of Human Settlements da Universidade da British Columbia e da Witswaterand University de Johannesburg. Seu currículo inclui também a coordenação do curso de pós-graduação da FAUUSP, participação como membro da Câmara de Normas e Recursos da USP, presidente da Comissão de Pesquisa da FAUUSP e Membro do Conselho de Pesquisa da USP.

Fundou o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP (LABHAB). Foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo e formulou a proposta de criação do Ministério das Cidades, pasta em que foi Ministra Adjunta entre os anos de 2003 e 2005. Recebeu os prêmios Rafael Higuerras da Federação Panamericana de Arquitetos, Prêmio Arquiteto do Ano da Federação Brasileira de Arquitetos e homenagem das Assembleias Legislativas do Ceará e da Bahia (Cidadã Baiana).

Atualmente é membro dos conselhos editoriais de Cadernos da Metrópole (Observatório das Metrópoles), Revista de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR) e Revista Política Social e Desenvolvimento (IE UNICAMP). Membro do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Cidade de São Paulo e professora visitante do Instituto de Economia da Unicamp.

Abertura

A abertura do evento terá performance artística dos alunos do curso de Teatro Rodrigo Alcântara, Marijara Nery, Édder Cardoso e Andressa Coin. Serão apresentações inéditas, desenvolvidas na disciplina de Performance, intituladas "Sometimes making something leads to nothing" (de Francis Alys), "Improviso n° B" e "Genital Panic" (inspirada em Valie Export). A classificação indicativa é 18 anos.

Conferências

Veja quais são as conferências que darão seguimento às celebrações dos 30 anos após esta noite:

21 de junho, quarta-feira, 14h
Conferência “Desafios e perspectivas para a construção e consolidação de políticas de internacionalização em universidades públicas brasileiras”, com o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antonio Chalfun
Local: Auditório da Biblioteca do Campus Sete Lagoas (CSL)

10 de agosto, quinta-feira, 19h30
Conferência de encerramento dos 30 anos: “A universidade pública diante das perspectivas econômicas”, com o professor Emir Sader (USP).
Local: Teatro do Campus Dom Bosco, São João del-Rei.