Simpósio promove debate sobre métodos e práticas de tratamento ao câncer

Publicada em 08/06/2017

Nos dias 9 e 10 de junho, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebe o primeiro Simpósio de Oncologia. O evento terá como temática central os dois tipos de câncer de maior incidência na região Centro-Oeste de Minas, o de mama e o gastrointestinal. O encontro acontece no auditório do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) da UFSJ, em Divinópolis, a partir das 19h.

Com 15 palestras em sua programação, mesas-redondas e debates, médicos especialistas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul exploram diversos cenários da oncologia, passando pelo papel da cirurgia, funcionalidades da radioterapia de reto e estômago, reabilitação pós-mastectomia, hormonioterapia estendida, dentre outros. O Simpósio prestará, ainda, homenagens a Moisés Andrade, Leides Nogueira da Silva e Eliseu Albertin Teixeira, profissionais que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom) desde sua abertura.

Promovido pela Acccom, em parceria com a UFSJ e Hospital São João de Deus, o primeiro Simpósio de Oncologia, de abrangência regional, objetiva reunir médicos, especialistas e acadêmicos da saúde para discutir, trocar experiências e conhecimentos sobre métodos e práticas de tratamento ao câncer.

Inscrições

As inscrições para o Simpósio já foram encerradas. Entretanto, no dia do evento serão abertas vagas remanescentes. Assim, interessados em participar das palestras e debates podem comparecer ao local e tentar uma vaga. O ingresso é trocado por 1 Kg de pó de café.

Acccom

Fundada em 21 de março de 1995, a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas, localizada em Divinópolis, visa à prevenção, tratamento e assistência aos pacientes oncológicos e seus familiares. Classificada como uma instituição sem fins-lucrativos, políticos ou religiosos, a Acccom atende, hoje, a uma população estimada em 1 milhão e 300 mil pessoas, de 55 cidades, e diversas localidades do Centro-Oeste de Minas, Alto São Francisco e parte do sudoeste do estado. A associação foi criada por um grupo de pessoas que notaram a dificuldade dos portadores de câncer em conseguir atendimento em Belo Horizonte e região.